No Rio de Janeiro, Instituto de Doenças Raras vinculado à Fiocruz atende pessoas com nanismo pelo SUS

Apenas em 2020, o Instituto Fernandes Figueira (IFF) atendeu 140 casos relacionados ao nanismo e ao gene FGFR3, e 28 relacionados à Síndrome Cartilagem Cabelo e ao gene RMRP. A unidade de saúde, que está vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de nanismo, também recebe pacientes com erro inato do metabolismo (EIM) e déficit intelectual. A regulação precisa ocorrer pela rede pública de saúde e, apesar de a maior parte dos pacientes serem do Rio de Janeiro, o local está apto a receber adultos e crianças de todo o Brasil.

Coordenador do Centro de Raras, Centro de Genética Médica e Centro de Osteogênese Imperfeita, o médico geneticista Juan Llerena explica que toda consulta no Centro de Raras é avaliada por um médico-geneticista; e, a partir daí (caso a caso), faz os desdobramentos necessários de avaliações. “No final, um relatório é compilado com as devidas orientações, resultados de exames (a maioria genético) com instruções para retorno à atenção primária. Caso a caso revemos anualmente ou a cada dois anos”, completa.

Os atendimentos mais comuns são consultas com médicos geneticistas, cariótipo, CGH-array e sequenciamento de nova geração do DNA para um painel clínico. Para adultos e crianças com nanismo, a equipe conta com medicina fetal, médico geneticista, radiologista, fisioterapia neurofuncional, ortopedista e pediatra. No ano passado, além dos casos de nanismo, o IFF também atendeu 71 casos de osteogênese imperfeita, 1.208 dentro da categoria anomalia congênita, 212 com déficit intelectual e 50 pessoas com erros inatos do metabolismo. 

Catherine Moraes

Jornalista por formação e apaixonada pelo poder da escrita. Do tipo que acredita que a informação pode mudar o mundo, pra melhor!
Comentários

Respostas de 2

  1. Thank you for writing this insightful piece! Your approach on this topic is enlightening.

    Looking forward to your next post from you!
    What a compelling article! You’ve given me plenty to consider.
    Have you thought about diving deeper into this
    angle??
    As a regular reader, and this could be your strongest article yet!
    The way you broke down this concept was exceptionally
    articulate. Keep up the amazing work!
    I stumbled upon your blog while exploring this subject
    and I’m so pleased it did! I’ve gained a fresh viewpoint thanks to your ideas.
    Bookmarked for future visits!
    Coming from a position of knowledge in this domain, I admire the
    depth you’ve brought to this discussion. However, have you considered
    another approach? This could enhance your already solid arguments.
    Looking forward to reading your take!
    Talk about impeccable timing with this content! ⏰ I’ve been grappling with these identical questions lately.
    Thanks to your post, I feel better equipped to
    proceed. Will be passing this with my colleagues!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você sabia que o Senado aprovou um novo símbolo de acessibilidade? 

Uma cadeira de rodas apesar de representar uma parcela significativa das pessoas com deficiência, mas não representa a diversidade de PCDs que somos. No mês passado, o Senado aprovou o projeto que substitui o Símbolo Internacional de Acesso pelo Símbolo Internacional de Acessibilidade. Com isso,

Você sabia que o Senado aprovou um novo símbolo de acessibilidade? 

Uma cadeira de rodas apesar de representar uma parcela significativa das pessoas com deficiência, mas não representa a diversidade de PCDs que somos. No mês passado, o Senado aprovou o projeto que substitui o Símbolo Internacional de Acesso pelo Símbolo Internacional de Acessibilidade. Com isso,

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.