Influencers mirins acumulam milhões de seguidores com humor e carisma

Conheça um pouco da história de Mário Neto e Maria Clara Fernandes, a MC Divertida

Eles estão no Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e em várias outras redes sociais antigas ou que vão surgindo. Acumulam milhões de seguidores e chamam a atenção pela criatividade, inteligência, fofura e desenvoltura na frente das câmeras. Os influencers mirins já dominam as plataformas digitais com conteúdos de passinhos do momento, músicas, lições de vida, jogos e brincadeiras. Muitos fazem desse momento de descontração, um trabalho com retorno financeiro e uma forma de chamar a atenção do mundo para a importância do respeito às diferenças. 

Maria Clara Fernandes de Santana, ou melhor, MC Divertida, tem 14 anos, mora em Brasília e é um fenômeno na internet. Maria tem nanismo, causado por uma síndrome conhecida como Displasia de Mckusick. Mas essa é só mais uma característica de Maria, que em vários vídeos sempre busca dar recados para conscientizar as pessoas. A MC Divertida acumula no instagram mais de um milhão de seguidores e no youtube, o número de inscritos passa de 12 milhões. 

Tudo começou em 2018. “Eu tinha 8 anos, e queria gravar videos. Minha mãe achava que era só uma fase. Eu fiquei pedindo pedindo até que um dia, eu tava de ferias, e minha mãe gravou o primeiro vídeo, que foi eu me apresentando. Eu fiquei muito feliz”, lembra Maria Clara. ” Desde os 4 anos, ela pedia pra gravar e a gente tinha medo de uma certa superexposição. E em 2018, a gente já tinha brincado de tudo dentro de casa e eu falei: agora, a gente vai brincar de gravar”, complementa Claudiene Rosa de Santana, mãe de Maria. Depois desse dia, o “câmera, ação” virou rotina. 

O primeiro vídeo ainda tá lá:

Não tem painéis coloridos, takes profissionais, participações, dança, ou brincadeiras como os vídeos atuais. Mas tem uma animação e felicidade que é lindo de ver. “Foi uma surpresa a desenvoltura dela na frente da Câmera”, disse Claudiene. “É porque nas apresentações da escola, eu sempre tive muita vergonha. Eu chegava a chorar em muitas situações, mas na frente das câmeras eu me senti à vontade”, completa Maria Clara. De lá pra cá, MC Divertida investiu no talento e hoje, no repertório, vídeos de todos os jeitos: Jogando games, brincando com a família, dançando, cantando e até clipe já gravado. 

Maria já nasceu na era digital e, mesmo as gravações para a internet sendo rotina, ela não deixa de viver o mundo real. “Eu estudo pela manhã, almoço, faço as tarefas de casa e depois gravo. A gente destina de uma a duas horas por dia para isso de segunda a sexta. O restante é para brincar e para minhas aulas de música. Existem algumas exceções como viagens de férias ou trabalhos escolares”, conta Maria que está no 8ºano do Ensino Fundamental. Esse universo de youtuber e digital influencer trouxe retorno financeiro. “A gente usa esse dinheiro para viver, investir em equipamentos e em educação, além de ajudarmos o próximo”, ressalta MC Divertida. 

Questionada sobre o futuro, a resposta vem na ponta da língua. “Quero continuar sendo youtuber. Pode ser que eu mude daqui a alguns anos, mas por enquanto meus planos são permanecer nessa área de atuação e vídeo. Sou uma adolescente muito feliz. Realizei meu sonho, que era de gravar vídeos, tenho minha família por perto e muita saúde”. Para Claudiene, viver esse momento é um privilégio. “Passo o dia com minha filha, fazemos tudo juntas. Isso é sonho de toda mãe”. Maria Clara dá uma dica para quem tem vontade de seguir esse mesmo caminho. “Se você tem um sonho, vá atrás. Confie e não desista. Os comentários maldosos virão, mas eu, por exemplo, rezo por essas pessoas. Só siga em frente”. 

Mário Neto 

Quem também chama a atenção na internet é o gaúcho Mário de Castro Alves Neto, de 7 anos, que tem acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. A espontaneidade e o carisma fizeram do garoto um sucesso na internet. Na entrevista ao INN, ele disse não se lembrar como o sucesso começou, mas recordou o primeiro vídeo viralizado. “Foi cantando a música-tema do “Rei Leão” “Hakuna Matata”, ao lado da minha mãe”.

Depois disso, foram várias gravações que deixaram internautas apaixonados. Um outro vídeo, na famosa “Fonte do Amor Eterno”, em Gramado, enquanto fotografava a mãe e o padrasto, Mário soltou: “Ô galera, como o amor é ‘munito’! ‘Ô mái mái sélf’….”, cantou o menino, interpretando a clássica música da Celine Dion “All by Myself”. 

A rotina de gravações…. bem, não tem rotina. “Eu faço um dia e no outro dia eu não faço. Eu gravo só quando eu quiser também. Eu acordo, eu tomo iogurte de café da manhã, daí eu faço o dever da escola, depois eu como o almoço e vou pra escola. Às vezes vou pra casa do meu pai e às vezes pra casa da minha mãe. Eu conto como foi meu dia, jogo um pouco de videogame. Nem todos os dias são iguais, porque eu vou ao médico e às vezes eu gravo vídeos. Eu descanso todos os dias”, resumiu o influencer que já tem até videoclipe gravado.

No instagram, a criança acumula 262 mil seguidores, no TikTok são 2,5 milhões. Grande parte do acervo inclui Mário cantando sozinho ou com a mãe, Vanny Santos.  “Eu gosto quando a mamãe me acompanha. É bom ter uma companhia e eu não consigo tocar o violão ao mesmo tempo que cantar, então ela toca e eu canto”, conta Mário, que é uma criança musical. Vanny conta que o filho ouve desde as músicas próprias para a idade dele, até os clássicos da música nacional e internacional.

Tem de galinha pintadinha a Roberto Carlos. O dinheiro que entra com as publicidades, Mário guarda no cofrinho, compra jogos, brinquedos e “comidinhas gostosas”. Sobre o futuro, a criança já tem definida a profissão: Médico. “Quero cuidar das pessoas”. Ele faz uma recomendação para quem quer também se dar bem no mundo digital. “Grave, poste e seja feliz”. 

Vanny conta que tem muito orgulho de quem eles são juntos. “Estamos vivendo nosso melhor momento. Passamos por muitas fases difíceis, começando por quando me disseram que meu filho nem viveria. Mas Deus sabe de tudo”, reforça Vanny que recebe muitas mensagens de pessoas que tiveram o dia mais feliz depois de assistir os vídeos. Nós nos tornamos transformadores e inspiradores e isso nos faz feliz demais”.

Kamylla Rodrigues

Kamylla Rodrigues é formada em Jornalismo pela Faculdade Alves Faria (ALFA). Já trabalhou em redações como Diário da Manhã e O Hoje, em assessorias de imprensa, sendo uma delas do governador de Goiás, além de telejornais como Band e Record, onde exerce o cargo de repórter atualmente.
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a