Quem é Dr. José Carlos Bongiovanni

Diretamente de São Paulo, do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. José Carlos Bongiovanni vem dividir um pouco do seu talento no 2º Encontro Somos Todos Gigantes, que vai acontecer dias 1º e 02 de novembro, em Goiânia. Ele vai estar disponível para consultas agendadas durante o primeiro dia do evento. O conteúdo de hoje veio relembrar um pouco do que Dr. Bongiovanni já compartilhou em contatos prévios com o site e entrevistas exclusivas concedidas ao STG. 

O ortopedista é referência em alongamento ósseo e participa pela segunda vez dos eventos nacionais promovidos pelo STG. Sua primeira participação aconteceu ano passado, durante o 3º Congresso Nacional de Nanismo e 1º Encontro Nacional Somos Todos Gigantes, também na capital goiana. 

Dr. Bongiovanni no 3º Congresso de Nanismo

Dr. Bongiovanni foi responsável pelo alongamento realizado pelo nosso gigante Gabriel, representante do Somos Todos Gigantes no Youtube. Você pode acompanhar as fases do procedimento em seus vídeos.

Segundo Dr. Bongiovanni, estas intervenções se propõem a reinserir indivíduos de baixa estatura, no contexto social, com objetivo funcional para além do estético. 

É possível alcançar até 30 cm de alongamento (excepcionalmente mais, como os mais de 44 cm obtidos por Fátima, a paciente do médico que foi destaque no último Encontro STG, leia acima) por meio do método aplicado em Gabriel (denominado Illisarov, nome do médico russo que o idealizou). 

O procedimento é realizado com um tipo de fixador (externo) feito, no caso do Gabriel, de anéis de carbono e com todos os complementos em titânio. Todas as metas foram atingidas durante o tratamento, e ao final, ele conseguiu alcançar 12,5 cm totais de alongamento.     

O Método

A técnica de alongamento ósseo foi desenvolvida há mais de 50 anos na Rússia. O procedimento é conhecido como distração osteogênica. “Osteo” vem da palavra osso, em grego, e “gênese”, também do grego, significa geração. Ou seja, é a geração de osso por distração. Distração, neste caso, quer dizer afastamento.

Na cirurgia, o osso é cortado e fixado por pinos que afastam as duas partes do osso rompido, cerca de 1mm por dia. Este afastamento estimula o osso a produzir tecido ósseo tão resistente quanto o restante do membro entre as partes separadas.

Técnica Illisarov

A vantagem deste método, utilizado por Dr. Bongiovanni, é que ele permite, através da implantação de um fixador modular, tanto correção de deformidades quanto alongamento ou reconstrução óssea, concomitantemente.

Dr. Bongiovanni se encantou pelas possibilidades muito além dos métodos convencionais. Era possível alongamento ósseo, correção de deformidades severas e até tratamento de osteomielite – infecções muito graves que normalmente deixam sequelas nos ossos. Por isso o médico foi um dos precursores do tratamento no Brasil.

História

  • Em 85, o Dr. Bongiovanni teve o primeiro contato com o método desenvolvido pelo professor russo Illisarov, que mais tarde viria a conhecer pessoalmente e aprender sua técnica in loco.
  • Aconteceu durante um estágio realizado em Barcelona, e dois anos mais tarde esta interação na Europa inspirou a fundação da Sociedade ASAMI (Associação para o Estudo e Aplicação dos Métodos de Ilizarov), no Brasil, a qual Bongiovanni presidiu por 7 anos.
  • Também presidiu a Sociedade Brasileira de Reconstrução Óssea, e durante sua gestão, em 1994, conseguiu classificar o método como uma subespecialidade dentro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
  • Em 1989 foi fundado o Grupo de Reconstrução e Alongamento Ósseo, responsável pela promoção do ensinamento sobre a técnica. Ele participou por 25 anos, mas se aposentou deixando colegas habilidosos no seu lugar.
  • Atualmente o grupo é o único centro capaz de fornecer formação no assunto. As técnicas aprendidas em Barcelona, Itália e Rússia foram também aprimoradas no centro de estudo brasileiro que já formou pelo menos 300 profissionais de saúde do Brasil e fora, principalmente América Latina e Europa.

Dr. Bongiovanni reforça que em todo o Brasil há profissionais capacitados a realizar alongamento e reconstrução óssea. Vale a pena entrar em contato com a ASAMI para buscar os profissionais mais capacitados. 

Ele estará disponível para consultas durante o primeiro dia de Encontro, em Goiânia. Não percam a oportunidade de tirar suas dúvidas pessoalmente. 😉 E não se esqueçam de compartilhar para que seus amigos tenham a mesma chance.

Rafaela Toledo

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha