Porque a cirurgia de alongamento de ossos é uma polêmica?

Porque a cirurgia de alongamento de ossos é uma polêmica?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Porque as opiniões se dividem. Primeiro porque a cirurgia pode ter razões estéticas ou terapêuticas. Alguns querem fazer para ganhar altura, reduzir os olhares de julgamento da sociedade, se sentir melhor com sua imagem física, alcançar com mais facilidade as coisas desenvolvidas para pessoas de média estatura. Outros acreditam que a intervenção só deve ser adotada mediante indicação médica, para corrigir e alinhar membros, melhorando a qualidade de vida reduzindo dores na coluna e outra regiões do corpo.

Na Califórnia existe um Instituto de Alongamento de Membros (Limb Lengthening Institute of Los Angeles), onde é oferecido tratamento cosmético de alongamento de membros. Pessoas querendo aumentar altura apenas por interesse estético.

Já no Brasil, a Sociedade Brasileira de Ortopedia condena a prática, considerando este procedimento por motivo cosmético uma escolha discutível. Na China, em 2006 o governo aboliu o alongamento ósseo para fins estéticos porque muitos jovens recorriam à operação para conseguirem ocupar cargos que exigiam altura mínima.

Atualmente, no Rio de Janeiro, o Hospital Central da Polícia Militar em Botafogo realiza cirurgias deste gênero sob o gabarito do Dr. Rodrigo Motta, capitão da corporação e especialista no estudo e tratamento do nanismo. Em São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einsten conta com o talendo do Dr. José Carlos Bongiovanni, uma assumidade no assunto.

A técnica foi desenvolvida há mais de 50 anos na Rússia e ainda hoje é capaz de aumentar a estatura de pessoas que nasceram com nanismo. O procedimento é conhecido como distração osteogênica. “Osteo” vem da palavra osso, em grego, e “gênese”, também do grego, significa geração. Ou seja, é a geração de osso por distração. Distração, neste caso, quer dizer afastamento.

Na cirurgia, o osso é cortado e fixado por pinos que afastam as duas partes do osso rompido, 1mm por dia. Este afastamento estimula o osso a produzir tecido ósseo tão resistente quanto o restante do membro entre as partes separadas.

O fato é que o medo da dor – mencionada por muitos que passaram pelo procedimento – é uma unanimidade. Após a operação existe ainda o risco de rejeição, o que dificulta quando se trata de mais de um membro operado. É preciso tratar um osso de cada vez, aumentando significativamente o tempo de tratamento.

Segundo pacientes que passaram pelo procedimento, a recuperação leva três meses e há quem recomende pelos bons resultados como também há quem diga que não vale a pena pela intensidade da dor. Cada pessoa é única e responde de uma maneira peculiar. Importante ter o máximo de informações para saber escolher mas a opção é de cada um. Por isso, ter um médico em quem se confia é essencial no momento da decisão.

Fontes: Little People of America (LPA), Fudacion Alpe, G1, Dwarf Athetic Association (DAA), Terra, The New York Times, Correio Brasiliense, IG, Jusbrasil, Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Portal Educação, Portal dos Psicólogos, Drª Jacqueline de Oliveira Fidelis, fonoaudióloga Isabela Roriz, Forbes

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Rafaela Toledo

Comentários

70 respostas

  1. A questão é que existem pessoas que tem um e sessenta um e setenta de altura e querem passar por esse tipo de procedimento por por estética eu acho isso realmente condenável. Porque realmente o que podemos concordar em unanimidade é que o alongamento ósseo é um processo muito doloroso e que pode levar à depressão Como foi o meu caso.
    Acredito eu que só devemos passar pelo alongamento ósseo mesmo Se necessário for.

    1. Verdade! É um procedimento bastante sério e deve ter indicação clínica para melhor aplicabilidade. A saúde é o que realmente importa! Obrigada por compartilhar sua experiência!

      1. meu filho vai fazer essa cirurgia dia 11/12 próxima quarta feira, ele tem quase 4 cm de diferença na perna direita e o pé também são 2 números a menos e acoluna dele ta ficando um s. então o ortopedista dele disse que é necessário ser feita que sim é um pouco dolorida mais eu creio no sobrenatural de Deus na recuperação dele.
        obs: ele já nasceu com essa deficiência

      2. Então… eu tenho 1,71
        E sinceramente só trabalho pensando em pagar está cirurgia um dia. Queria ter mais 3 centímetros, parece pouco mas me faria me sentir nem de novo… Eu odeio ser deste tamanho, eu pago que for preciso pra poder fazer isto um dia… É tudo o que eu mais quero na vida.

  2. Tenho uma perna menor que a outra, por motivo de fratura quando criança! Perna esquerda esta com 7 cm menor. Nesse alongamento ósseo conseguiria iguala com a outra perna ?

    1. Esse procedimento tem uma recuperação de quanto tempo ? os cm crescem de quanto enquanto tem ? tem relato de algum procedimento em outras pessoas ?

      1. Sim! Você pode acompanhar o procedimento realizado por Biel, nosso YouTuber. Ele filmou os principais episódios de sua recuperação. Veja tudo em nosso canal do YouTube!

    2. Boa tarde, Luís. Muito provavelmente sim. Mas o ideal é você agendar uma consulta com um médico capacitado e se informar melhor sobre a aplicabilidade dentro da sua condição e expectativa. Boa sorte!

  3. Olá, essa cirurgia é feita por motivos estéticos no Brasil ? Pois mesmo que seja dolorosa, algumas pessoas tem auto estima muito baixa, problemas psicológicos devido a baixa estatura o que é pior que a dor da cirurgia.

    1. Olá Douglas! No Brasil, a indicação estética deste tipo de intervenção é rechaçada pela classe médica. O alongamento ósseo é indicado em casos onde o crescimento possa mudar a situação, por exemplo, levar à uma altura considerada regular, ou em casos de correções ósseas, para redução de desequilíbrio entre os membros e dores pelo corpo.

      1. No Brasil, existem alguns centros médicos que realizam o procedimento. Dentre eles, destacam-se o Instituto Afonso Ferreira, localizado em Campinas-SP, e o CERO, Centro de Reconstrução Óssea, localizado em Curitiba-PR. Eles utilizam métodos diversos, tais como o ISKD, que não deixam marcas evidentes de cicatriz. Eles não utilizam o Ilizarov e a recuperação é bem menos dolorosa. O grande problema são os altos custos para realizar cirurgias nesses grandes centros.

          1. Gostaria de saber onde no brasil se faz o procedimento e quanto custa pois tenho uma perna alguns milimetros menor e sinto muitas dores mesmo com uma diferença pequena

          1. Nadine, o preço dessas cirurgias, através do ISKD, custa em torno de 200 mil reais. São colocadas 2 (duas) hastes intramedulares no fêmur. Você pode fazer até 2 operações, sendo que, cada uma, os ganhos chegam até 8 cm – 16 cm no total. Não se recomenda ultrapassar 8- 10 cm; pois acaba ficando desproporcional ao corpo. para mais informações acesse:

            http://iafortopedia.com.br/orientacoes/alongamentos-osseos/

          2. Sou mulher e tenho 1,53 cm.
            Queria ficar com 1,63 ou 1,65 pelo menos.
            Ou é melhor ficar usamos sandália de salto mesmo?
            Minha altura é boa até.
            Nesse mundo existe cirurgia pra isso tbm, oq vão inventar mais né..

      2. Rechaçada pelos médicos porque os mesmos não querem outras pessoas mais altas a nao ser por fins de correção.
        Tenho 1,70m de altura mas sou filho de homem de 1,92m e uma mae de 1,69m é totalmente justificável porque meu núcleo familiar é alto… Sabe o que o médico me pergunto ? Se por acaso eu iria sair pegando mulherada depois de ficar mais alto e negou tratamento, até porque ele sabe a preferência das mulheres pelos mais altos, o médico foi denunciado e responde a processo. A classe médica é canalha em sua maioria. A média do Brasileiro é 1,73 mas aqui no sul 1,75m já é baixo a média do sul puxa para 1,76m é a mais alta das regiões.

      3. Então… eu tenho 1,71
        E sinceramente só trabalho pensando em pagar está cirurgia um dia. Queria ter mais 3 centímetros, parece pouco mas me faria me sentir nem de novo… Eu odeio ser deste tamanho, eu pago que for preciso pra poder fazer isto um dia… É tudo o que eu mais quero na vida.

    2. È possivel fazer sim a cirurgia por fins estéticos mais saiba que o custo são muito alto fixado mono lateral cada tratamento custa 160mil fora outras coisas como fisioterapia etc… vc ter um alongamento de 5 a 7cm não è bom ultrapassar para não ficar desproporcional, se vc tem o dinheiro procure um bom médico e conversar com ele se esse for seu sonho ou vc sente mau pelo sua baixa estatura corra atrás .

  4. Qual médico devo procurar pra ver isso ? Eu tenho 1,55m tenho dores fortes de coluna , fora a baixo autoestima e deboche q sofro q me deixa triste oq eu faço tenho 26 anos e não me sinto bem assim me ajude

    1. Olá Edir. Infelizmente, sua estatura não enquadra deficiência física e dificilmente algum médico irá sugerir esta cirurgia para você porque no Brasil ela é proibida com finalidade exclusivamente estética. Nossa sugestão é que procure um terapeuta para trabalhar contigo a autoestima e formas de lidar com brincadeiras inconvenientes que possam vir a te prejudicar. Torcemos por você!

      1. Pessoal.Muita calma
        Existem centros que fazem a cirurgia por motivos estéticos localizados principalmente na Europa e Estados Unidos.Basta ter dinheiro suficiente
        Se não me engano,tem um médico descendente de afegãos na Califórnia que cobra 120 mil dólares pelo alongamento da fêmur e da tíbia,podendo somar até 15 cm na estatura.
        Se um dia eu juntar essa grana,acho que vou encarar.
        Já pensou ??Eu somar uns 14 centimetros junto aos meus 176 ?!
        Vou ficar com 1,89 ou 1,90

    2. Discordo, acho imbecilidade tantos babacas metido a sábio querer comentar. A prática deveria ser permitida aqui no Brasil, recomendo juntar dinheiro e realizar a cirurgia no exterior, de preferência no instituto PALEY l, podendo alçar até 15 cm com métodos menos invasivos. A cirurgia é cara mas vale a pena!!

      1. É mesmo. Quando uma mulher quer colocar silicone nos seios, aplicar botox, e etc., ninguém dá um pio.
        Agora se alguém quer ficar mais alto ficam com esse papo hipócrita de “o que importa é a saúde”, na horizontal é tudo igual, tem que se aceitar”, entre outras tolices.
        No fundo não pensam nada disso.

    3. Gostaria de participar deste grupo: somos todos Gigantes.Pois somos mesmo. Tenho nanismo e graças à Deus e N. Senhora, só bem feliz com à minha altura. Tinha 1,20. Depois que fiz uma cirurgia na coluna devido uma estenose lombar, fiquei com uma altura de 1,16, pois durante a recuperação da cirurgia tive uma das vértebras faxiada e tive que operar novamente. Mas tô bem.

      1. É um prazer ter você conosco! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nada de nossos conteúdos autorais. Você já faz parte da família Somos Todos Gigantes acompanhando nosso conteúdo 😉

        1. Tenho síndrome da pós pólio, e percebo a cada dia que minha perna esquerda diminui ainda mais seu tamanho e sua força, sendo que a perna direita que não foi afetada pelo vírus da pólio está tão sobrecarregada que está tão fraca quanto a outra. Queria muito fazer algo que diminuísse todas as dores que sinto em todo o corpo, nas pernas, coluna..etc… Mas infelizmente não tenho condições financeiras para bancar uma cirurgia desse porte. O jeito é aceitar as dores, o andar com dificuldades, as quedas contantes..etc…

    4. È possiveel sim vc realizar por fins estéticos, os custo são muito alto , procura um bom médico 👨‍⚕️. Se vc se acha baixo e tem auto estima baixo por esse motivo a cirurgia è uma boa opção ela só aumenta os membros .

    1. Maravilhoso saber que nosso conteúdo foi útil e satisfatório. Muito obrigada por acompanhar e não se esqueça de se inscrever para receber nossas newsletters com o boletim de tudo o que rola por aqui diretamente no seu email. Fique à vontade para tirar suas dúvidas e sugerir temas de seu interesse. Estamos aqui para isso! Gratidão!

  5. Olá. Meu filho está com 6 anos, ele vai fazer a cirurgia pois nasceu com pé torto e a perna direita é menor. Segundo o Dr que vai fazer a cirurgia e colocar o aparelho disse que não é dolorida. Mas pelo que eu li é dolorido sim. Fiquei preocupada agora…

    1. Clarice, o importante é escolher bons médicos e confiar nos conselhos do especialista. Porque em caso de correção, quando não são feitas da forma correta, pode acarretar muita dor também.

    2. Minha filha tbem irá fazer essa cirurgia ano que vem, estou mto apreensiva mas, confio mto no ortopedista, ele falou q é mto dolorido mas segundo ele, os medicamentos fazem efeitos e tiram bem a dor.

  6. eu acho que é um erro esse procedimento ser condenado no brasil isso atrasa a evolução da medicina no pais consequentemente para pessoas que realmente precisam tambem, aqui no brasil é amplamente divulgado pelos medicos que ate 3cm vc não deve fazer cirurgia e deve corrigir com salto no sapato oque eu acho uma vergonha um medico falar isso, orientando o paciente permanecer alejado e condenalo a ter problemas piores no futuro.
    fora do brasil existem muitos médicos com vasta experiencia e varias técnicas disponiveis ,
    existem fóruns com experiencias de pacientes de alongamentos de 10cm-15cm e é muito diverso alguns recuperam 99% 1ano e 6 meses a 2 anos, existem pessoas que fizeram alongamento em 2004 e hoje estão 100%, a dor é relativa cada um tem uma tolerância diferente mas que é controlada a base de remédios oque manda é como seu corpo responde nesse caso,

    1. Realmente Ruan. Cada organismo responde de uma forma. Alguns médicos não indicam a cirurgia caso o alongamento potencial não tire a pessoa de uma situação de baixa estatura. Como é uma cirurgia agressiva que deve ser feita na infância, gera algumas discrepâncias de opiniões e polêmicas mas o importante é fazer tudo com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar capacitado, em tempo hábil e ter discernimento de todos os prós e contras do pós operatório e dos possíveis resultados. Muito obrigada pela sua opinião.

    2. Concordo porque nem em todos os momentos um aleijado ficará de sapato pra camuflar uma deficiência. Brasil é um atraso enquanto outros países estão avançados utilizando técnicas modernas enquanto aqui estamos ainda nas gaiolas ilizarov.

  7. Quando era mais nova sonha com essa cirurgia, hoje com 24 anos e 1,36cm ja nao ligo mais, aprendi a aceitar meu tamanho é claro ainda me incomodo com algumas situações mas hoje com todo os problemas de coluna e joelho que tenho nao faria esse tipo de procedimento nao .

    1. Muito obrigada pela sua opinião, Ana Carolina! Realmente, cada caso é um caso. E o paciente deve decidir o quanto mais cedo e sem pressões externas. 😉

  8. Olá doutora. Meus joelhos são tortos (geno valgo) e gostaria de saber se tem como corrigir. Será que nessa cirurgia no caso já poderia fazer o alongamento ósseo junto?

    1. Olá Juliana! Sou a jornalista responsável pelo conteúdo do site. Cada caso é um e você precisa se consultar com um especialista em alongamento ósseo para ver seu caso, mas os procedimentos são feitos simultaneamente sim, mas tudo depende da indicação clínica. 😉 Boa sorte!

  9. Gostaria de saber mais informações das clínicas que fazem esse procedimento. Eu juro para vocês, eu suportaria qualquer dor para ficar um pouco mais alto, qual o problema em pensar nessa opção para me sentir melhor comigo mesmo? Nenhuma dor física passageira paga a dor continua dos olhares preconceituosos e comentários. Me chamem de louco, eu não me importo!

    1. Imagina, André. Todos temos direito à nossa opinião e o importante é você pensar em sua felicidade mas sem descuidar nunca da saúde, que é o principal. Pesquise pelo Dr. Bongiovanni, Dr. Paulo Miras e Dr. Rodrigo Motta. São os nomes mais relevantes das nossas pesquisas. 😉

  10. Olá meu nome é Pedro tenho 20 anos.
    Tenho a perna direita 3,5 cm menor que a perna esquerda, queria saber se eu poderia fazer essa cirurgia, e após todo processo de recuperação poderia fazer exercícios intensos sem nenhuma preocupação?
    Se puder me falar tambem o valor aproximado da cirurgia para o meu caso, agradeço!

    1. Olá Pedro! Obrigada pelo contato. Sobre o valor, como cada caso é peculiar, você precisa orçamentar diretamente com os médicos da sua confiança. Sobre a indicação, certamente o crescimento irregular dos membros configura caso de intervenção. Mas de qualquer maneira, procure o médico pessoalmente para ser aconselhado de acordo com sua condição.

  11. Olá Rafaela Toledo, desde quero lhe parabenizar pelo blog, lendo seu bloge senti mais seguro com relação a cirurgia fora as outras pesquisas que tenho feito, e é impressionante o quão têm dado certo aqui no Brasil, acredito que o assunto só se torna polêmico pelo fato das pessoas recorrem a tal cirurgia por estética.

    Eu assim como o André (último comentário mencionado) não gosto de minha altura, já sonhei em ser modelo , mas pela altura fica difícil, vc indicou a ele bons médicos, a minha pergunta é (qual o custo de toda a cirurgia de alongamento ósseo) , acredito que por vc estar familiarizada com o acredito que deve saber o valor próximo, no futuro quando estiver bem financeiramente à farei, mas sinto a necessidade de saber o valor aproximado, desde já agradeço!

    1. Olá Celso! Obrigada!!! Você pode ser modelo com a estatura que tem sim! Conhece a Rebeca do @LookLittle? Visite seu perfil e veja como ela faz isso com maestria e beleza encantadora! 😉 Quanto aos valores, cada cirurgia é muito específica e tem demandas particulares para cada paciente, médico, equipe médica e hospital. Portanto, sobre valores, é importante que você consulte pessoalmente os médicos de sua confiança e solicite um orçamento adequado ao seu caso. Espero ter ajudado e boa sorte!

  12. Oi Rafaela,
    O grande perigo dessa cirurgia não é a dor em si, mas as infecções que isso pode causar. Tenho um amigo que fez esta cirurgia para fazer crescer uma de suas pernas, pois ele tinha uma perna 10 cm maior que a outra devido a um acidente que sofrera, antes do término da cirurgia ele pegou uma infecção generalizada e quase morreu, e ele ainda disse que há cerca de 80% de chances de você pegar uma infecção nesta cirurgia (ele havia feito está cirurgia no hospital São Luiz, uma das maiores redes de hospitais do Brasil, então ele teve acesso a equipamento de ponta.
    Gostaria que você me explicasse os riscos que podem ocorrer nesta cirurgia por infecções e se isto que ele falou está certo ou não.
    Obrigado pela a atenção.

    1. Olá Antônio, obrigada pela pergunta. O risco de infecção é inerente à qualquer cirurgia e precisamos imaginar que o alongamento ósseo normalmente envolve uma série de intervenções cirúrgicas. Além disso, o pós operatório é extremamente delicado e exige muito comprometimento tanto do paciente, quanto da família e de médico e equipe com a higiene dos ferimentos e os exercícios necessários para o sucesso do procedimento. Espero ter respondido sua pergunta.

  13. Eu não a entendo, acho que isso deve ser para toda altura. Tem pessoas que fazem alongamento ósseo não só para pessoas com ”Nanismo” mas para pessoas que tem sonhos de ser mais altas.

    1. Olá Talles. Esta é uma discussão que existe sobre o tema. No entanto, no Brasil, a medicina pretende resguardar a saúde, evitando intervenções realmente necessárias já que se tratam de procedimentos delicados onde existe algum risco relativo à própria cirurgia e ao pós-operatório bastante exigente. Mas muito obrigada pela sua opinião. 😉

  14. Tenho 35 anos, 1,50m de altura e o maior prejuízo social que sofro é ser tratado como invisível pelas mulheres, até hoje nunca tive uma namorada por que elas acham que sou inferior e incapaz. Elas já disseram que não sou homem, que sou fraco, que sou defeituoso. Quando me aproximo por aplicativo, assim que digo minha altura elas me bloqueiam. Por conta disso quero fazer essa cirurgia, para um dia arrumar uma namorada e ser feliz e fazer uma mulher feliz. Não há nada pior do que ser invisível, ignorado, tratado como escória pelo sexo feminino por conta de um detalhe supérfluo.

    1. Olá Wagner! Tudo bem? Grata coincidência eu chegar ao seu comentário hoje. Por favor, leia o texto que compartilhamento agora mesmo Aqui. Na minha visão, as pessoas dizem muita besteira. E não apenas para quem tem baixa estatura. Muito por falta de informação, educação, entendimento e até amor. Mas existem olhares bons e outros ruins. Vai daquele com o qual você dispõe a cruzar o seu. As pessoas que se importam apenas com o aspecto físico, de repente não sejam as melhores para se relacionar. Talvez se isso é tão importante para elas, sejam o máximo que também têm a oferecer. Olhando por este aspecto, é melhor que se distanciem… Para Deus, com certeza você nunca foi e nunca será invisível e certamente ele tem o melhor guardado para você. Mas as coisas nem sempre acontecem no tempo em que gostaríamos.

      De qualquer maneira, fazer ou não a cirurgia é uma decisão só sua. Mas geralmente, elas são indicadas ainda na infância, enquanto os ossos estão em desenvolvimento.

  15. Nessa instituição é feita o alongamento ósseo estético, tenho 20 anos 1,60 de altura, e quero ficar mais alto a todo custo, independente da dor temporária causada pelo procedimento 300 mil cobri todo custo da cirurgia?

  16. Queria fazer a cirurgia para ganhar 4 cm pois tenho 1.66 e gostaria de chegar a 1.70 será que demoraria? gostaria também de saber se eu poderia jogar futebol depois pois sou jogador profissional e prático muita atividade física

    1. A cirurgia de alongamento ósseo tem recuperação bem lenta. Em média um ano para cada cirurgia. Como você é atleta, seria uma escolha bem delicada, este tipo de cirurgia. Mas entre em contato com um ortopedista especialista em alongamento ósseo e se informe melhor. 😉

  17. Olá, Rafaela. Meu nome é Richard Luzzi e sou médico ortopedista. tenho seguido a #somostodosgigantes há algum tempo e acho fantástico o trabalho exercido por vocês na orientação de pessoas com acondroplasia ou pseudoacondroplasia. Nós tratamos estas condições aqui em Curitiba especialmente para correção de deformidades nos membros inferiores e assim evitar problemas futuros e precoces – como a artrose dos joelhos, por exemplo. Contudo, eu vi vários comentários a respeito da baixa estatura somente, não relacionada a nenhuma alteração genética necessariamente. Gostaria primeiro de esclarecer que em nenhum momento dos 19 anos em que sou membro titular da SBOT e os meus outros 3 primeiros como membro aspirante vi, ouvi, ou li algum comentário ou recomendação de nossa Sociedade condenando a prática. Eu realizo este tipo de procedimento há cerca de 15 anos. Posso lhe assegurar que eu mesmo, com 1,96m, tinha uma grande resistência em realizar este tipo de tratamento. Vi muitos pacientes que vieram ao meu encontro sofrendo psicologicamente devido a baixa estatura. Passei por um longo caminho até entender a real necessidade de quem busca crescer. Temos uma equipe multidisciplinar que avalia cada paciente e determina se ele é ou não um bom candidato para submeter-se ao tratamento. Nem todos são aprovados…
    Numa pesquisa realizada sobre autoestima, onde centenas de entrevistados respondiam sobre o assunto, o que se comprovou é que o que mais comprometia as pessoas não era a ausência de uma perna, ou obesidade mórbida, ou magreza excessiva, ou estrabismo, ou orelhas de abano, etc. era a baixa estatura.
    Com relação ao tratamento, felizmente as técnicas evoluíram muito nos últimos anos. Não somente relacionados aos implantes (aparelhos externos ou internos), mas também a reabilitação física e emocional.
    Estou a disposição para sanar qualquer dúvida eventual (richard.luzzi@gmail.com)

  18. meu filho vai fazer essa cirurgia dia 11/12 próxima quarta feira, ele tem quase 4 cm de diferença na perna direita e o pé também são 2 números a menos e acoluna dele ta ficando um s. então o ortopedista dele disse que é necessário ser feita que sim é um pouco dolorida mais eu creio no sobrenatural de Deus na recuperação dele.
    obs: ele já nasceu com essa deficiência

  19. Na Turquia você pode fazer esse procedimento com médicos altamente capacitados, independente da razão que te motiva. Seja ela por discrepância dos membros ou meramente estética. Ninguém irá te perguntar as razões, ou te discriminar por querer aumentar tua altura por mera estética. Além do mais existem varias opções de tratamento e preços também muito menores do que os praticados aqui no Brasil.

  20. Consegue igualar sim ! Fiz alongamento ósseo em agosto / 2019 , tinha uma diferença de quase 5 cm na Perna esquerda devido a fratura em um acidente de moto ! E minha perna agora está do mesmo tamanho da outra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais