Passeios acessíveis no Rio de Janeiro

Cartão postal do Rio de Janeiro.

Certamente vai ser uma festa. Além das palestras, nas quais vamos enriquecer nosso conhecimento sobre o nanismo com dicas e informações das mentes mais capacitadas a falar sobre o assunto, vai ter show de comédia, desfile de moda, tudo culminando num grandioso encontro entre amigos, conhecidos e novos participantes. Uma bela oportunidade para matar a saudade de quem já conhece e fazer novos amigos.

Aqueles(as) que já moram no Rio, com certeza, vão querer apresentar as belezas desse paraíso para os colegas. Quem vem de fora, pode aproveitar para criar mais intimidade com a capital do samba e conhecer lugares especiais do cartão postal mais popular do Brasil. Pensando em inspirar a diversão de vocês fizemos esta lista reunindo dicas, pontos turísticos, restaurantes e atividades inclusivas onde acessibilidade não é problema. É solução! Confira o que te espera por lá e não esqueça de fazer um checklist com lugares para conhecer e itens essenciais para sua bagagem.

1- Meios de transporte acessíveis

Fonte: Metrô Rio

Linhas de metrô no Rio de Janeiro.

De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, o sistema do transporte público da cidade tem acessibilidade visual e motora em todos os modais. As estações do Metrô do Rio de Janeiro e do BRT estão equipadas com elevadores e piso tátil para deficientes visuais.

Os ônibus possuem elevadores retráteis e assentos preferenciais, além de lugares reservados para cadeirantes.

Além disso, algumas empresas de transporte particular são especializadas em transporte de quem necessita de atendimentos especiais de locomoção. A Especial Coop, por exemplo, é uma frota de táxi desenvolvida e capacitada para atender cadeirantes. Basta fazer o agendamento com até uma hora de antecedência. A empresa também oferece passeios pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

2- Museu do Amanhã

Fonte: Museu do Amanhã

Museu do Amanhã será sede do 2º Congresso de Nanismo.

Recentemente inaugurada, a sede do nosso encontro tem comprometimento total com acessibilidade. Tem o parâmetro como premissa desde construção física do prédio até a relação entre a equipe do Museu e seus visitantes, inclusive fazendo parcerias para aumentar suas possibilidades de inclusão e abraçar eventos como o 2º Congresso de Nanismo.

O Museu se propõe à reflexão do presente e planejamento do futuro, atendendo todos os requisitos de acessibilidade: há pisos táteis, rampas de acesso, banheiros adaptados e sinalização universal. Na lateral direita, você pode conhecer a Galeria das Formas, onde todos os módulos da exposição principal têm uma reprodução tátil, com maquetes e textos em braile.

Outra curiosidade interessante principalmente para os cariocas que podem participar posteriormente é o Programa de Educação. Por meio dele, o museu apresenta uma agenda de atividades para pessoas com deficiência e suas famílias, além de visitas mediadas para grupos escolares e não escolares onde o diálogo é pautado pelos temas diversidade e inclusão.

3- Pão de Açúcar

Fonte: Viajar é Tudo de Bom!

O bondinho e o Pão de Açúcar são alguns dos passeios mais tradicionais do Rio.

Se você sonha em conhecer o Pão de Açúcar, chegou a hora. As estações de embarque dos bondinhos que levam até o topo do morro contam com uma plataforma móvel que facilita o acesso de cadeiras de rodas, além de rampas e elevadores que levam até os dois mirantes para apreciação das lindas vistas da Baía de Guanabara, de Niterói e da própria cidade do Rio. O bondinho oferece um conteúdo em áudio que está disponível em um aplicativo no Google Play e na Apple Store.

Nele, há informações históricas e curiosidades sobre o Morro da Urca, o Pão de Açúcar e vários outros pontos turísticos do Rio de Janeiro (disponível em três línguas) além de detalhes e informações sobre a visitação. No Museu Cocuruto, localizado no Morro da Urca, você também pode fazer uma tour virtual em áudio sobre o teleférico e também encontra monitores preparados para te orientar.

4- Museu de Arte do Rio

Fonte: Catraca Livre

Prédio do Museu de Arte do Rio, com sua estrutura arquitetônica curiosa.

A maioria dos museus do Rio de Janeiro oferece acessos adaptados e guias para portadores de necessidades especiais ou com limitações de mobilidade. Na Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio é um dos mais acessíveis. Disponibiliza educadores capacitados a receber pessoas com qualquer tipo de deficiência, oferecendo textos em braile, vídeos com legendas, locação gratuita de áudio-guia e outras adaptações inclusivas. No quinto andar há uma maquete tátil do próprio museu.

5- Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Fonte: Doitri

A vibrante mata Atlântica é a grande obra de arte aqui.

O Jardim Sensorial do Jardim Botânico é uma atração imperdível para quem é portador de alguma limitação visual. Para apreciar e interagir com o local é preciso vendar os olhos. Sem o sentido humano mais imediato, somos convidados a sentir as plantas de diferentes texturas e aromas, escolhidas especialmente para estimularem os sentidos, principalmente tato e olfato.

6- Parque Nacional da Tijuca

Fonte: SOS Mata Atlântica

Bela vista de Tijuca emoldurando o Pão de Açúcar

A trilha e trajeto do Caminho Dom Pedro Augusto, no Parque da Tijuca são adaptados para cadeira de rodas e há placas informativas em braile para auxiliar quem possui qualquer tipo de limitação visual nos pontos de interesse do passeio.

7Lagoa Rodrigo de Freitas

Fonte: Sygic Travel

Lagoa Rodrigo de Freitas faz limite com os bairros de Copacabana, Gávea, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico e Leblon.

A lagoa mais famosa do Brasil faz contato com os bairros mais nobres da Zona Sul do Rio. O local, perfeito para curtir o pôr do sol e o tradicional passeio de pedalinho, conta com embarcações motorizadas, sendo outro pico turístico da capital carioca preparado para receber todos os visitantes sem exclusão.

8- Restaurante Palaphita Kitch

Vista privilegiada no Restaurante Palaphita Kitch, em frente a Lagoa, em Ipanema.

Se você estiver na Lagoa, em Ipanema, pode aproveitar para apreciar uma refeição no Palaphita Kitch. O restaurante está apto a receber pessoas com necessidades especiais em mobilidade. Além de ter uma vista de cair o queixo, tem banheiros acessíveis e elevador até o segundo piso.

9- Surfe adaptado

Fonte: Adaptasurf

Surf para quem tem problemas de mobilidade é incentivado no Rio.

Para os mais aventureiros também tem diversão! Desde 2007, a ONG Adaptsurf  luta pelo desenvolvimento de acessibilidade das praias cariocas e promove a inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Uma de suas ações é o Surf Adaptado: aulas gratuitas de surf com pranchas adaptadas e cadeiras anfíbias, além de uma esteira especial para a locomoção de cadeirantes na areia dos Postos 2 e 11 das praias da zona sul do Rio de Janeiro.

10- Quadrucci

Fonte: Circuito Elegante

Restaurante italiano Quadrucci é referência na cidade maravilhosa.

Outro destaque da nossa lista é o italiano Quadrucci. O restaurante disponibiliza cardápio em braile. Quem estiver no Leblon, pode prestigiar este estabelecimento que teve um olhar sensível para a inclusão.

11- TV Bar 

Fonte: Blog Mão na Roda

Indicado para os apaixonados pela dramaturgia brasileira.

Curioso, este bar temático localizado em Copacabana, no mesmo local da extinta TV Rio, tem uma decoração inspirada em telenovelas e programas de TV. Todo o espaço possui rampas de acesso e banheiro adaptado para cadeirantes. Confira a programação.

12- Instituto Moreira Salles

Fonte: Sygic Travel

Paisagem característica do Rio de Janeiro no Instituto.

É um museu com belo acervo fotográfico, literário e de artes plásticas que disponibiliza locação gratuita de áudios-guia e tablets para auxiliar no passeio.

13- Centro Cultural Banco do Brasil

Fonte: RR Compacta

Prédio de arquitetura clássica e notável no CCBB do Rio.

Lá o guia com a programação do mês pode ser encontrado em braile e há exibições de filmes nacionais com legendas e áudio-descrições. Também há rampa e elevadores para facilitar o acesso aos andares das exposições.

14- Use o Aplicativo BioMob

Fonte: Hondana

Baixe o aplicativo em seu celular e conheça os locais acessíveis perto de você.

Este App foi desenvolvido para ajudar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a localizar (e avaliar) bares, restaurantes, academias, teatros e outros estabelecimentos, como os terminais de transportes e estações de metrô.

O sistema detecta a localização do usuário e sugere locais próximos, conforme a necessidade da pessoa, seja ela um deficiente visual, cadeirante, obeso ou idoso. O Rio de Janeiro é contemplado pelo aplicativo desde o lançamento. Por isso, use, teste, comente e ajude os idealizadores da ferramenta a nos ajudar. 😉

15- Use o Google Maps

Fonte: iMore

Google Maps em ação. A maior gigante da tecnologia te direciona e dá dicas de locais para conhecer.

Este aplicativo é magicamente útil. E se você usa um Android provavelmente já tem ele instalado no seu celular. Com as permissões devidas, ele usa o seu GPS para sugerir as melhores rotas para seu destino partindo de onde você está. Você também pode escolher o tipo de transporte que prefere, mudar o ponto de partida ou monitorar o caminho mas saiba que isto consome muita bateria do seu dispositivo móvel.

Você também pode usar para prever suas rotas antes de escolher para onde ir e combinar os passeios mais próximos para o mesmo dia. Além de te situar no local, oferecendo também dicas de estabelecimentos indicados, julgadas a partir de avaliações de pessoas comuns; o app também pode ser uma ótima ferramenta para o planejamento de sua viagem.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar e deixar seu comentário. Você já conhece algum desses lugares? Usa os aplicativos? O que achou? Qual dos passeios é o mais legal, na sua opinião?

 

com informações de Mobilize e Accor Hotels

Rafaela Toledo

Comentários

Uma resposta

  1. levei muito tempo pra ler, mas confio na necessidade da ampliação das informaçoes. O cadeirante só espera a morte, ajudem a que eles queiram ver a vida de outra forma, Sofro de doença rara AMS e espero ter tempo de ajudar alguem a ter esperança e felicidade. AJUDEM AS PESSOAS, DESESPERANÇADAS E TRISTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser