No Brasil, 12 aeroportos já possuem banheiros para pessoas com baixa estatura

Banheiros para pessoas com baixa estatura. Sim, você leu certo. É assim que 12 banheiros espalhados por aeroportos da Infraero no Brasil estão identificados. Além de poderem ser utilizados por crianças, servem para adolescentes e adultos com nanismo que necessitam de adaptações diferentes das que estão disponibilizadas em Banheiros para Pessoa com Necessidade de Assistência Especial (PNAE), considerados obrigatórios.

Gabriel Yamin, de 14 anos, tem acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. Ele afirma que os ajustes que acabam servindo não só para crianças, mas para pessoas com nanismo, envolvem adaptações simples, principalmente com torneira e pia mais baixas. “A mudança no nome também faz com que não seja constrangedor. As pessoas se sentem constrangidas ao entrar no banheiro que está escrito infantil. Foi um toque, um detalhe muito importante. A grande maioria das pessoas com nanismo possui deformidades, principalmente encurtamentos nos braços e por isso têm dificuldade com higiene pessoal e também em lavar as mãos em pias e torneiras não adaptadas”, completa.

O adolescente conta que na última viagem percebeu a mudança no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e enfatiza a necessidade da ação em locais como aeroporto que devem receber diariamente pessoas com nanismo. Além deste, outros 11 em diferentes Estados também já contam com a novidade e o Aeroporto de Uberlândia (MG) está em obras e estão previstos sanitários para pessoas com baixa estatura.

Confira a lista disponibilizada pela Infraero:

Aeroporto Internacional de Boa Vista (RR)

Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR)

Aeroporto Internacional de Manaus (AM)

Aeroporto Internacional de Goiânia (GO)

Aeroporto de Imperatriz (MA)

Aeroporto Santos Dumont (RJ)

Aeroporto de Congonhas (SP)

Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS)

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR)

Aeroporto de Londrina (PR)

Aeroporto Internacional de Macapá (AP)

Aeroporto Internacional de Navegantes (SC).

 

E você, já passou por algum destes aeroportos e reparou na mudança?

Catherine Moraes

Jornalista por formação e apaixonada pelo poder da escrita. Do tipo que acredita que a informação pode mudar o mundo, pra melhor!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais