Livros sobre nanismo

Confira a sequência de nossa série de reportagens sobre o combate ao bullying pelos olhares da literatura

Confira a sequência de nossa série de reportagens sobre o combate ao bullying pelos olhares da literatura

Foto: Sempre Família/ Legenda: Nick Vujicic superou uma vida cheia de obstáculos e mostrou que os maiores limites que existem são criados pela noss própria mente

 

Mais um capítulo da série de reportagens sobre a superação do bullying e a criação de filhos independentes e preparados para lidar com ele. Dessa vez, a equipe do Somos Todos Gigantes indicou uma lista de livros que podem ajudar a nortear o comportamento de pais e filhos acerca do tema.

 

São quatro histórias bem distintas que abordam o assunto com destreza e inteligência. Superação e força de vontade são aspectos abordados em todas as obras e nos fazem pensar em como podemos ajudar com a superação do medo e da vergonha.

 

1) “Nem todas as girafas são iguais” de Márcia Honora (Ciranda das Diferenças) 

 

Foto: Prefeitura de Botucatu

Marcia

Márcia Honora em palestra na cidade de Botucatu

 

Esse é um livro infantil mas ensina muito aos pais. Ele retrata a história de uma girafa que se sente excluída por não conseguir crescer como as outras amigas de sua espécie.

 

Surge um desafio maior: o sonho de ser uma jogadora de basquete, esporte conhecidamente dominado por gente alta. A partir daí se desenrola uma história bem inspiradora de alguém que não desiste dos próprios sonhos e acaba se encaixando no lugar onde menos esperava.

 

A autora, Márcia Honora, de 46 anos, trabalha com crianças que apresentam algum tipo de deficiência através da fonoaudiologia. Ela também é mestre em educação e adora dar aulas de Libras, práticas de ensino, diversidade e inclusão. 

 

Separe um tempo para ler junto com toda a família e se divertir. Não vamos adiantar mais nada para não atrapalhar a leitura.

 

2) “Longe da Árvore”, de Andrew Solomon

 

Foto: Annie Leibovitz

O

Andrew no conforto de sua casa posando para a fotógrafa profissional, Annie Leibovitz

 

Andrew Solomon é um autor que sabe muito bem falar sobre as diferenças e a intolerância. Ele que foi tão bem amparado pela família quando descobriu sua dislexia, acabou sendo excluído após contar aos pais que era homossexual. Foi esse tratamento excludente de seu pai e de sua mãe que o fez partir em busca de respostas.

 

Assim surgiu a idéia de escrever esse livro que conta a história de várias pessoas que tiveram que lidar com as mais vastas diferenças como surdez, nanismo, síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, deficiências múltiplas, crianças prodígios, filhos concebidos por estupro, transgêneros e menores infratores. 

 

Sua vontade era entender qual a relação dessas pessoas com seus pais, as preocupações, o tratamento diferenciado e a exclusão familiar. Ele fez uma pesquisa bastante intensa com esses 10 diferentes personagens para montar um livro que emociona do começo ao fim.

 

Andrew tem 53 anos e é formado em inglês e literatura e tem um Doutorado em Psicologia pela Universidade de Cambridge. Lembramos que esse livro ganhou o National Book Critics Circle Award, entre outros prêmios e logo no primeiro capítulo você já encontra o tema dos gigantes.

 

3) “Fique Forte – Você Pode Superar o Bullying”, de Nick Vujicic

 

Foto: http://claudia.abril.com.br/ 

Nick

Nick recebendo um abraço bem carinhoso de Kiyoshi, seu filho mais velho

 

Você já deve conhecer esse autor. Ele ficou bastante famoso após alguns de seus vídeos no Youtube viralizarem e se popularizarem pelo mundo todo. Nick pode inicialmente chamar atenção por não ter as pernas e os braços, mas é a sua força de vontade e sua alegria de viver que realmente nos impressiona.

 

Ele sofre de uma doença rara chamada Tetra-amelia. A síndrome é caracterizada por uma falha na formação embrionária que causa sérias dificuldades e transtornos físicos mas foi através da fé que ele encontrou um motivo para lutar contra os obstáculos e ter uma vida normal.

 

Durante o livro ele ensina alguns passos para as pessoas que sofrem bullying intimidarem seus agressores e entenderem suas motivações. Ele relata histórias de superação de jovens em seu site e exemplos de enfrentamento contra o bullying. Suas histórias também entram nesse emaranhado de informações e dão norte para as pessoas vencerem na vida e deixarem o bullying para trás.

 

Suas palestras motivacionais rodam o mundo todo  e já passaram por 57 países, sendo contempladas por mais de 400 milhões de pessoas.

 

4) “O grande livro dos anões”, de Gigante Leo 

 

Foto: Henrique Oliveira/Photorio News

Gigante

Gigante Leo com seu amigo Marcius Melhem no lançamento do livro

 

O querido ator e humorista Gigante Leo já foi destaque nas telas do Somos Todos Gigantes. Em cima dos palcos de stand up comedy, nas telas da TV, do cinema ou nos vídeos de comédia Youtube (como aqueles postados pelo canal Porta dos Fundos), o sucesso do Gigante é sempre o mesmo. Inconfundível, seu humor transbordou da atuação e foi parar nas páginas de um livro que ele assinou há seis anos.

 

Publicado em 2011, “O grande livro dos anões” conta várias histórias da vida de Leo – um jovem que preferiu enfrentar as críticas e a chacota de outras pessoas com bom humor. Sua vontade era mostrar uma alternativa para combater o bullying sem violência, com paciência e virando o jogo com humor e um sorriso no rosto.

 

Em entrevista ao jornal O Globo, ele contou: “Só quando o meu carro está emparelhado com os outros que as pessoas percebem que é um anão dirigindo. Reparo na expressão facial dos dos motoristas e pedestres e alguns parecem não acreditar”.   

 

No livro vocês vão encontrar suas sugestões de profissões mais indicadas para os pequenos, alguns acontecimentos cômicos da trajetória do ator e várias doses de risos. Recomendado para adultos! 

 

Gostou? Acha que faltou algum livro muito importante que te ajudou a superar os obstáculos da vida de gigante? Mande sua crítica, sua sugestão, seu email e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.   

 

 

com informações de Sempre Família, O Globo, Estante Virtual, Saraiva e Companhia das Letras

 

Rafaela Toledo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a