Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo 2018

Pelo segundo ano, o Brasil celebra esta data também comemorada por outros 25 países. Foi uma conquista enorme para a comunidade com Nanismo do país e uma data emocionante para nós porque foi assim que nasceu a história de luta pela informação e amor à causa da baixa estatura do Somos Todos Gigantes.

A causa ganhou suas próprias proporções e a marca ganhou uma plataforma de notícias exclusivamente dedicada ao estudo, divulgação, pesquisa de especialistas e notícias quentes sobre o tema. Da criação até hoje, já passamos por uma reformulação estética e funcional para atender com maior precisão as demandas do nosso público, sempre engajado e participativo.

Mas nossa origem está diretamente ligada à esta marcha que tomou Brasília, há três anos atrás, ligando mentes e corações em um só ideal: instituir um dia em que o Brasil parasse para refletir sobre o preconceito contra pessoas de baixa estatura. O desfecho da luta que começou bem antes do encontro de nossos idealizadores com lideranças nacionais no Senado Federal ocorreu em 31 de julho do ano passado (2017). O sonho coletivo se tornou uma realidade e amanhã, 25 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra a Pessoa com Nanismo.  

A data é uma homenagem ao ator e ativista norte-americano Billy Barty (1924 -2000), que possuía a deficiência e foi criador da Little People of America (LPA) uma associação que, na década de 1950, já lutava pelos direitos das pessoas com nanismo e hoje já espalhou unidades por todo o mundo.

O Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência celebram esta data, que passa a fazer parte das diversas comemorações no calendário do segmento de pessoas com deficiência no Brasil, após o projeto de lei de autoria do Senador Romário.

O senador Romário abraçou a causa das pessoas com nanismo em 2015, quando foi procurado por associações para erguer a bandeira, momento em que a #somostodosgigantes viralizou e nossa campanha nasceu.

A criação da data tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e gerar reflexão sobre os problemas enfrentados por pessoas com nanismo. Além do estigma, falta informação e acessibilidade adequada nos veículos de transportes, prédios, banheiros públicos e bancos. A acessibilidade no Brasil deixa a desejar para cegos, cadeirantes, surdos e é ainda pior para as pessoas com nanismo. Ter um dia para se falar sobre a questão abre diálogo e quando nos unimos, nos informamos e nos comunicamos, ficamos invencíveis.

Assista agora a alguns trechos da audiência pública realizada no Senado Federal em 30 de setembro de 2015, data da proposição da proposta de Lei do Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo e momento fundamental na história da mobilização nacional das pessoas com Nanismo.

https://www.youtube.com/watch?v=hOEOl6ezon8

Marlos Nogueira, idealizador do Somos Todos Gigantes ao lado da esposa, Juliana Yamin falando em nome dos pais de crianças com Nanismo na ocasião.

Fala das lideranças nacionais do Nanismo e de Marlos Nogueira, representando pais de crianças com baixa estatura na ocasião e lançando em rede nacional, pela TV Senado, a hashtag #somostodosgigantes, que mais tarde viralizaria.

Congresso e Encontro STG

Amanhã, 25, é o dia mas a celebração está apenas começando. Este ano o 3º Congresso de Nanismo será realizado pelo STG, entre os dias 09 e 11 de novembro na cidade de Goiânia (GO.)

Estamos contando com sua presença para um evento maravilhoso cheio de informações e trocas produtivas nos vários campos do saberes que abraçam o tema da baixa estatura.

Já fez sua inscrição? Você pode entrar Aqui e se inscrever agora mesmo.

Veja também:

com informações de Ministério dos Direitos Humanos e Site Senador Romário

Rafaela Toledo

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a