Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo

Pela primeira vez na história o Brasil celebra esta data, incluída recentemente no calendário nacional em prol da luta pela igualdade de direitos e contra o preconceito contra quem tem nanismo. No último dia 31 de julho foi sancionada a Lei nº 13.472/17, que institui a data 25 de outubro para este fim. Infelizmente, ainda precisamos conscientizar boa parte do Brasil e esta celebração lembra as pessoas de olhar para o lado e perceber a diferença como algo comum. Aliás, quem é igual?

Cada um de nós é diferente em algum aspecto e essa é a grande beleza da vida: convivermos e trocarmos experiências evolutivas distintas, um complementando com a sabedoria que o outro não tem. Assim é a rede da vida. Formada por conexões que são essencialmente humanas. Não fazem diferença as cores, as classes sociais ou a estatura quando estamos todos no plano humano. O que realmente faz a diferença é a união. Estamos aqui todos juntos para confirmar esta verdade.

O estado de Santa Catarina, por exemplo, foi pioneiro em instituir o dia 25 de outubro como dia Estadual da Pessoa com Nanismo, através da Lei n. 16.615 de 30 de abril de 2015, de autoria do Deputado José Nei Ascari (PSD). Por lá foi plantada uma semente que se espalhou e germinou por todo o país.

Motivados por essa aprovação, gigantes de todo o Brasil participaram da Audiência Pública proposta pelo Senador Romário Faria, no Senado Federal, para instituir o dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo. Neste encontro especial, em Brasília, nasceu o Somos Todos Gigantes – com o intuito de ser voz, encontro, conhecimento e abrigo para quem quer que se interessasse pelo tema do nanismo.

Você conhece a história do Nanismo no Brasil? Trouxemos uma retrospectiva para te deixar por dentro de tudo. Assim você pode consultar aqui mesmo sobre os seus direitos e deixar salvo em seu navegador para futuras pesquisas. Você também pode compartilhar no Facebook e deixar salvo se quiser ter sempre este conteúdo à mão.

Retrospectiva

02/12/04 – Nanismo passa a ser considerado um tipo de deficiência pela lei brasileira com a edição do Decreto 5.296/2004.

30/09/15 – Senador Romário propõe PLS 657/2015, que sugere a instituição do Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo, em audiência pública para apreciação da Comissão de Educação, Esporte e Cultura. Na ocasião também nasceu a campanha #somostodosgigantes.

02/03/16 – Presidente do Senado pede revisão à Câmara dos Deputados do projeto de lei, originando o PL 4594/16.

17/09/16 – É lançado o portal Somos Todos Gigantes em evento realizado no Cine Lumière, no Shopping Bougainville, em Goiânia (GO).

21, 22 e 23/ 16 – Realizado o 1º Congresso Nacional de Nanismo no Rio de Janeiro pela ANAERJ.

07/06/17 – Câmara dos Deputados aprova a lei que institui a data contra o preconceito com os gigantes em caráter terminativo e manda para sanção presidencial.

31/07/17 – Presidente Michel Temer sanciona a Lei 13. 472/2017 que torna oficial o Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo, celebrado em 25 de outubro em vários países.

01/08/17 – Diário Oficial da União publica a Lei 13.472/2017 incluída no calendário oficial brasileiro.

13 e 14/10 – 2º Congresso Nacional de Nanismo no Rio de Janeiro

21/10 – 1ª Edição do Altos Papos, evento produzido pelo #STG em comemoração ao dia das crianças e comemoração pelos dois anos de campanha. 

25/10/17 – DIA NACIONAL DE COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA A PESSOA COM NANISMO.

03/12/17 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física.

Rafaela Toledo

Comentários

5 respostas

  1. Estou muito feliz , pois finalmente sinto que nós , pessoas com nanismo ganhamos voz , ganhamos respeito e honra por ser quem somos especiais e todos gigantes .

    1. Todas as pessoas merecem igual importância, não é mesmo?! Somos todos humanos. Somos TODOS gigantes. Compartilhamos da sua felicidade, Marines.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha