Corre que ainda há tempo!

Museu do Amanhã, sede das palestras do primeiro dia de Congresso.

A Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ) prorrogou a data de inscrições para o 2º Congresso de Nanismo, que vai acontecer no Rio de Janeiro nos próximos dias 13 e 14 de outubro, no Museu do Amanhã e Memorial Getúlio Vargas, respectivamente. A extensão do prazo aconteceu para contemplar boa parte dos interessados no eventos que recebem salários após o quinto dia útil do mês. Para alcançar o maior número de pessoas e abraçar as dificuldades de cada um, a organização do evento, delicadamente, cedeu mais tempo para a inscrição. Agora você tem até o dia 6 de outubro para garantir sua cadeira do nosso lado.

Fonte: memorialmunicipalgetúliovargas.blogspot

Fonte: Memorial Getúlio Vargas Blogspot
O segundo dia do evento vai acontecer no Memorial Municipal Getúlio Vargas.

Aqui nos bastidores do Somos Todos Gigantes, o empenho foi grande para colocar o site de volta ao ar (e repaginado!) a tempo de ampliarmos o convite da presidente da ANAERJ, Kênia Maria de Souza Rio, 52, para todo o Brasil. Vamos nos encontrar no Rio para nos conhecer melhor e debater as dificuldades do nanismo, além de motivar a classe médica a investir em estudos e pesquisas que visem a saúde e a qualidade de vida desta e das futuras gerações dos gigantes?

Fonte: Facebook de Kênia Rio

Kênia Rio está desde 2009 na presidência da ANAERJ

Este é o objetivo do encontro, de acordo com a organizadora. “O que esperamos deste congresso é reunir todos os gigantes do Brasil inteiro a fim de expandir nosso conhecimento a respeito da deficiência, do nanismo. Aumentar a visibilidade sobre o tema com este grande encontro para repercutir na sensibilidade das pessoas e expor que nossas limitações são grandes. E assim levar ao conhecimento da sociedade a necessidade de adaptação para melhorar nossa qualidade de vida”, explica Kênia, a frente da associação carioca há oito anos e já na organização da segunda edição do evento.

O DESFILE

Outra novidade especial que você vai descobrir em primeira mão aqui no #STG é a programação do desfile de moda deste ano, no evento. Além das 15 crianças de três a 15 anos que vão desfilar camisetas brancas, bermudas coloridas, sandálias havaianas e todo seu charme, estilistas convidados vão estrelar vestindo 16 modelos com looks exclusivamente desenhados para as gigantes.

A grande surpresa será a participação do designer de moda Romain Bitton, com quatro composições que irão abrir o desfile. O francês assina as produções da Nos Ateliers, marca que se apresenta como a primeira prêt-à-porter francesa dedicada às pessoas com nanismo.

Fonte: Nos Ateliers

Fonte: Nosateliers
Look da Nos Ateliers do estilista Romain Bitton

Priscila Pimenta, estilista especialista em moda para meninas com nanismo, desde seu projeto acadêmico visa a inclusão. Ainda em 2014, criou uma coleção para magazine projetada para quem tem a condição. O projeto foi realizado com o apoio da ANERJ e, desde então, estilista e associação andam de braços dados pela justiça de oportunidades no mundo da moda. Ela vai ser a segunda a apresentar seus modelos.

Fonte: LinkedIn

Fonte: LinkedIn
A inclusão é uma ideia perseguida por Priscila Pimenta desde a faculdade.

Para finalizar, um desfile emocionante de vestidos de noivas representando o projeto Vidas Iguais Tamanhos Diferentes, assinados pela designer Midian Silva. A realização deste projeto é uma parceria entre a estilista e a fotógrafa Aline Palaoro.

Fonte: Foto de Kênia

Fonte: Foto de Kênia Rio
Ensaio Fotográfico Vidas Iguais Tamanhos Diferentes realizado pela estilista Midian Silva e pela fotógrafa Aline Palaoro.

TERCEIRA EDIÇÃO

Apesar do grande sucesso do Congresso de 2016, com mais de 150 participantes, e da grande expectativa para este ano, Kênia adianta que não pensa em dar continuidade para o Congresso em uma terceira edição no Rio. “Acredito em outro evento. Tenho a sugestão que outros estados participem também da realização. Não podemos centralizar no Rio. Até sugiro Goiás que já tem esta campanha forte, o Somos Todos Gigantes”.

Ela relembra o apoio do #STG desde 2015, quando a campanha nasceu da união dos militantes em Brasília, em prol do Dia Nacional do Combate ao Preconceito contra a Pessoa com Nanismo, dando origem ao nosso portal de notícias sobre o tema. Instituído no último dia 31 de julho, quando foi sancionada a Lei n. 13.472/17 o dia 25 de outubro entrou para o calendário nacional, reforçando a mesma data já celebrada em outros 28 países.

Fonte: Cantinho dos Cadeirantes

Fonte: Cantinho dos Cadeirantes
Nosso Youtuber Biel e seu irmãozinho Fernando (sentado no meio e à frente) marcaram presença em Brasília

“O apoio do Somos Todos Gigantes foi muito importante para nós porque conseguiu agregar maior número de pessoas à causa. Hoje todos sabem ou já ouviram falar sobre a campanha”, salienta a presidente.

Na concepção da ANAERJ, o debate sobre o nanismo é essencial para tornar a condição visível  para os responsáveis pelas políticas públicas e com apoio, ultrapassar as barreiras sociais, culturais, científicas, mas, sobretudo, as barreiras reais do preconceito.

A expectativa é de que através da troca de informações e conscientização sobre o Nanismo, as pessoas comecem a ser percebidas por suas contribuições positivas para a sociedade, independente de seu tamanho ou do esteriótipo que carreguem. “Observamos que dentre os 80 inscritos até agora, muita gente não tem nanismo nem casos dentro de casa mas estão interessados em saber sobre o tema. Muitos médicos também estão se inscrevendo”, Kênia faz um balanço positivo sobre o intercâmbio de experiências.

Se você ainda não se inscreveu, o momento não poderia ser mais propício para garantir sua vaga. Confira toda a programação AQUI. Você tem APENAS MAIS DOIS DIAS para se cadastrar para participar dos dois dias de evento na cidade do Rio de Janeiro. Adultos precisam investir R$65 mas crianças até 15 anos não pagam. Não serão realizadas inscrições no dia do evento. Ainda não fez a sua? Corre lá!

A organização do 2º Congresso de Nanismo do Brasil reforça o convite: “Galera, venha participar! Estaremos aqui de braços abertos para receber todos que queiram saber mais sobre o nanismo, sobre a deficiência em geral. Venha! O convite está extenso à todos vocês”.

Indo ou não, compartilhe e espalhe esta corrente de força, fé e foco. Deixe seus comentários e sugestões para os próximos posts. A sua opinião é tão importante que toda a plataforma foi ressignificada para atender às suas expectativas da melhor forma. Conte o que achou aqui ou em nossos perfis do Facebook e Instagram.

 

com informações de congressonanismo.com

Rafaela Toledo

Comentários

Respostas de 4

  1. Participei do primeiro e estou ansiosa pra que chegue logo o segundo. Eu não tenho nanismo, mas meu filho de 10 anos tem. E fiquei muito feliz quando descobri a familia anaerg,qual pude esclarecer muitas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mayara Petzold conquista sua primeira medalha paralímpica em Paris

Mayara Petzold conquistou a medalha de bronze nos 50m borboleta S6, destinada a atletas com limitações físico-motoras, com o tempo de 37s51. As chinesas Yuyan Jiang (35s03) e Daomin Liu (37s10) faturaram ouro e prata, respectivamente.  Mayara tem nanismo, começou na natação por recomendação médica, aos

Mayara Petzold conquista sua primeira medalha paralímpica em Paris

Mayara Petzold conquistou a medalha de bronze nos 50m borboleta S6, destinada a atletas com limitações físico-motoras, com o tempo de 37s51. As chinesas Yuyan Jiang (35s03) e Daomin Liu (37s10) faturaram ouro e prata, respectivamente.  Mayara tem nanismo, começou na natação por recomendação médica, aos