A menor pessoa do Brasil

Vamos descobrir quem é? O Somos Todos Gigantes tem um palpite e você? Mande sua sugestão pela nossa página de contato se conhece alguém com estatura menor do que as relatadas aqui

Vamos descobrir quem é? O Somos Todos Gigantes tem um palpite e você? Mande sua sugestão pela nossa página de contato se conhece alguém com estatura menor do que as relatadas aqui

Foto de Arquivo/ Rafaela Sousa: a menor brasileirinha dá show de simpatia e desenvoltura

 

 

A Rede Record descobriu Camila Feitosa em março de 2015. Com 30 anos de idade e 73 cm de altura, a sergipana foi convidada para o programa de Ana Hickmann no 4º dia do mês, após um banho de lojas, cosméticos e turismo pela Paulista. Camila saiu de Barra dos Coqueiros para São Paulo por convite de sua conterrânea, a jornalista Renata Alves, para participar do programa Hoje em Dia como a menor mulher do Brasil.

 

Foto de Arquivo

Pequena

Camila convidada da Record passeia por São Paulo e visita programa de Ana Hickmann

 

Camila é consultora de cosméticos mas estuda muito porque seu objetivo é conseguir um dia comprar uma casa para sua família. Profissionalmente pretende se tornar intérprete e para isto estuda inglês há seis anos e pretende se formar em dois períodos.

 

 

Ela não enxerga limitações. Faz entrega dos cosméticos pessoalmente. Treina na academia praticamente todos os dias da semana. Faz dança, fit dance, jump e zumba.

 

Foto de Arquivo

Camila

Camila com a turma da academia

 

Se apresenta nos palcos da sua cidade com o grupo de dança dos deficientes autointitulado “Dança das Cadeiras com participação de Camila Feitosa”, parte do projeto Arte na Escola da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, onde mora atualmente.

 

 

Apesar de não ter acesso a tudo, Camila afirma que em casa a dependência é mínima. Difícil é quando precisa sair para resolver alguma coisa. “A ajuda de terceiros realmente é necessária de vez em quando porque infelizmente o mundo ao nosso redor não é adaptado para nenhum tipo de pessoa que tem algum tipo de necessidade especial, principalmente para quem é assim, um adulto tão pequenininho quanto eu. Geralmente eu preciso de ajuda para ir ao banco, para pagar as contas ou ir fazer compras. Assim sempre é necessário a ajuda de terceiros. Nas atividades do dia a dia em casa quase que 100% eu consigo resolver”, diz.

 

Foto de Arquivo

Camila

Camila com os queridos em clima de descontração

 

Ela não tem certeza mas acha que seu tipo de nanismo é Acondroplasia. De qualquer forma, Camila acredita estar acima da estatura apenas da menor mulher do mundo. “Sou uns 11 cm maior do que a menor mulher do mundo”, comenta sobre a indiana Jyoti Amge, registrada no Guiness Book como a menor.

 

Foto: Fandon

Elenco

Jéssica Lange e Jyoti Amge, elenco de American Horror Story, série da FOX

 

Com 62,8 cm, a atriz de 20 anos estrelou em Hollywood em uma das séries de terror mais intrigantes e horripilantes da atualidade: American Horror Story (4ª Temporada). Jyoti foi um sucesso nas transmissões da FOX. Isso ela e a pequena sergipana também têm em comum.

 

Foto de Divulgação 

Camila

Camila entre os familiares

 

Camila é um sucesso em tudo o que decidiu fazer na vida. Ela usa salto e dribla com destreza as dificuldades da rotina, como uma Retinose Pigmentar (degeneração da retina) que descobriu com 13 anos de idade. “Mas graças a Deus ela está estabilizada. Eu tenho um acompanhamento médico e como ela não tem cura e nem tratamento, só tratamentos paliativos, faço uso de vitamina A e uso sempre um óculos escuro com proteção solar porque quando eu saio no sol a claridade me incomoda muito. Tirando isso, em relação a dificuldade da minha altura eu tento ser o mais tranquila possível, a minha família me ajuda muito e meus amigos também me ajudam muito nas minhas necessidades”, fala otimista.

 

Foto de Arquivo

Camila

Camila fina, no salto, nunca mandou fazer mas dá um jeitinho de usar

 

Certamente ela é uma mulher admirável. Mas será que Camila é a menor pessoa do Brasil?

 

A MENOR

A pesquisa realizada pela equipe do Somos Todos Gigantes, com a colaboração de amigos queridos e parceiros do portal como a mãe de Edu e Heitor, Mariana Ricci, chegou a outro resultado.

 

Foto de Arquivo

A

Rafaela Sousa, 71 cm

 

Esta pequena é a Rafaela Sousa de 33 anos. Ela trabalha com Educação à Distância, mora no Distrito Federal e tem 71 cm. Dois a menos que Camila. Tem Displasia Diastrófica, um tipo raro de nanismo, e foi exatamente sobre seu dia a dia com baixa estatura que resolveu publicar em seu canal.

 

Foto de Arquivo

A

Rafaela em família

 

Ela também é Youtuber e tem um quadro intitulado “Se Vira Rafinha…”, onde mostra como lida com a condição. Criativa e bem humorada, ela iniciou a ideia em novembro do ano passado e já tem 11 episódios postados. “Eu gravo sozinha, edito e posto!”, conta orgulhosa, explicando que sempre usa a #somostodosgigantes em cada gravação (Obrigada!!!).

 

 

Rafaela trabalha em casa (Home Office) 8h por dia, de segunda a sexta feira. Por conta da sua condição, precisa da ajuda das pessoas mas isso não a impede de alcançar seus objetivos e vontades.

 

Foto de Arquivo

Rafaela

Indo para o show do Carlinhos Brown com amigos

 

“Posso dizer que dependo 80% das pessoas ou até mais que isso! Meu tipo de nanismo me deixou muito limitada por causa da coluna torta, então não faço um monte de coisas que uma pessoa que tem Acondroplasia faz. Não me visto só, não subo no sofá só, não desço nem meio fio sozinha, não dirijo… mas nada disso me impediu de nada. Todos meus amigos me ajudam e aqui em casa também… meu pai e meu irmão, por exemplo, me ajudam inclusive no banheiro. Durmo fora, viajo só com amigos… sou super de boa em relação a essa dependência”, conta Rafaela.

 

Foto de Arquivo

Amigos

Heitor Carvalho com a amiga Rafaela Sousa no estádio

 

Muito extrovertida, ela gosta de viver e não perde a oportunidade de ir à bons shows, teatros, viagens e reuniões com os amigos.

 

Foto de Arquivo

Imagem

Rafaela com o amigo e chará Rafael Onuki no show do Aerosmith

 

Quase não sente dores mas em função da coluna bastante arqueada, precisa sentar sobre a perna para compensar. “Por ela ser torta eu sento com a perna dobrada, ou seja, em cima da perna e aí agora com a idade e anos sentando na perna, ela de vez em quando dói, mas é só mudar de posição. Fui no médico pra ver isso e ele falou que é normal, é desgaste por esse tempo todo eu sentar em cima dela, mas não é nada demais, não precisa de remédio e tal”, diz a educadora.

 

Foto de Arquivo

Coluna

Coluna de Rafaela

 

Ativa também no Instagram, a jovem convida os leitores do Somos Todos Gigantes para seguirem seu perfil e tem “quase” certeza: “Acho que sou a menor sim”.

 

Foto de Arquivo

Rafaela

Rafaela se destaca entre outros pequeno em um encontro no Distrito Federal

 

E você? Conhece alguém menor? Caso conheça, enviem email pela nossa página de contato ou diretamente para somostodosgigantes@gmail.com com o nome e o telefone deste(a) pequeno(a).

 

O MENOR CASAL DO MUNDO

 

Foto: G1

 

Menor

Juntos há 8 anos

 

Companheiros de Jyoti no Guiness, o livro dos records, o menor casal do mundo é brasileiro. Paulo Gabriel da Silva Barros, apelidado de Paulinho Gigante, e Katyucia Lie Hoshino Barros foram empossados em Londres, em novembro do último ano (2016). Ele, tem 31 anos e 90 centímetros. Katyucia, 27 anos e 91 centímetros.

 

Foto G1

Segundo

Casal recebeu título do Guiness Book

 

Moram em Itapeva (SP) em uma casa toda adaptada para seu tamanho e garantem que fora as limitações de altura, levam uma vida normal. “Tenho que cozinhar tudo com panelas elétricas. Eu faço a comida enquanto o Paulinho lava, porque ele até sabe cozinhar, mas não há quem coma”, brinca a esposa.

 

Foto: G1

Rotina

Rotina normal para o casal que não tem dificuldade de se adaptar

 

Ele é funcionário público e trabalha 8h por dia como secretário em uma escola. Ela é empresária e tem um Centro de Estética. “Sou formada em direito, mas encontrei na área de estética a minha profissão”, conta Katyucia, que trabalha com massagem, drenagem, estética facial e corporal.

 

Foto de Arquivo

Katyucia,

Katyucia em seu Centro de Estética

 

Com informações do R7 e do G1

Rafaela Toledo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha

Natação e nanismo: quais os benefícios e pontos de atenção?

Prática do esporte sem acompanhamento pode provocar lesões, mas quando monitorada revela ser uma ferramenta potente na transformação da qualidade de vida das pessoas com a deficiência O sinal sonoro liberta para um mergulho profundo. “Na água eu dou tudo de mim, coloco na minha