Brasil e Argentina na semifinal da Copa América Talla Baja

A Copa América Talla Baja começou nesta quinta (25) em comemoração à data definida mundialmente contra o preconceito e em nome dos direitos das pessoas com Nanismo. É a primeira edição do campeonato das Américas de futebol de anões, com participação de nove seleções diferentes, incluindo o Brasil, o Marrocos e um combinado entre Canadá e Estados Unidos.

Na abertura do torneio, a seleção brasileira de futebol dos pequenos, conhecida como BRASA, venceu o Marrocos sem muita dificuldade, por 8 a 2. Daniel Guimarães Cavalcanti, o Lequinho, do Rio de Janeiro, foi o artilheiro da partida, acumulando 4 gols. Marcos Vinícius de Assis Rocha, o capitão Vinícius também do Rio, foi o outro destaque do jogo, marcando dois gols contra a seleção marroquina. João Paulo Gonçalves, do Pará e Marco Aurélio de Carvalho, o Marquinhos, vice-presidente da recém inaugurada Associação de Nanismo do Estado de São Paulo (Anaesp), também deixaram gols no placar.

Assista às filmagens oficiais da partida aqui.

Enquanto isso, os donos da casa bateram a Colômbia na primeira partida do torneio, por 6 a 0. A Seleção Argentina Talla Baja ganhou até destaque no Twitter da Federação Argentina de Futebol, a AFA, instituição que contribui para a organização do campeonato.

O segundo jogo da Brasa Seleção aconteceu nesta sexta, 26, contra a América do Norte, mas o resultado não foi nosso. Os adversários levaram por 1 a 0. Gol do camisa 10, Zhal.

Assista os vídeos oficiais do jogo aqui.

O próximo jogo já é a semifinal entre Brasil e Argentina e está marcado para às 9h de amanhã, 27. Sempre quando vamos enfrentar a Argentina, seleção sempre favorita quando se trata de futebol, dá aquele frio na barriga e nosso instinto competitivo é testado ao extremo. Desta vez a emoção vem em dobro. Além de enfrentarmos nossos arquirrivais esportivos, estamos também enfrentando o preconceito contra os pequenos, as dificuldades impostas por um mundo que não foi construído para abrigar as diferenças e as limitações estruturais em um país onde esporte ainda é luxo e igualdade de oportunidades é um trecho esquecido da Constituição.

A Copa ainda não acabou, mas a vitória já é nossa. Em cada sorriso, em cada superação, na realização de cada sonho que é representado por cada um de nossos jogadores. Somos Gigantes! Não há como medir o tamanho de nossa garra nem a força de nossas convicções. Estamos aqui para provar nossa existência. Não para mostrar nada para ninguém. Provar no sentido de experimentar. Estamos aqui para viver. Vivenciar cada emoção, cada alegria, cada obstáculo, cada vitória e derrota. Estamos não. Somos. E viemos para ficar. Vamos ocupar todos os espaços que são nossos e o esporte já sentiu o poder de nossa união.

Ainda sem apoio e a estrutura devida, nosso grupo chegou nas semifinais do campeonato mundial de futebol de pequenos. Torcemos para chegar à final da Copa América, no próximo domingo, 28. Não percam a transmissão ao vivo da partida no Facebook oficial do torneio.

“Estamos muito felizes por ter conseguido nosso primeiro objetivo que foi chegar à semifinal. Mesmo com todas as dificuldades contra muitas equipes estruturada que têm o apoio de suas federações, já conseguimos um grande passo. Referente ao confronto contra a Argentina, vamos jogar o jogo da nossa vida, com muita garra e tenho certeza que vamos dar o nosso melhor, mesmo sabendo que é uma tarefa muito difícil por estarmos enfrentando uma da seleções favoritas ao título. Vamos respeitá-los mas estamos conscientes de que temos uma equipe forte para bater de frente e jogar de igual pra igual”, explica o capitão do time Vinícius.

“Eles muito ofensivos. É saber se defender e contra atacar com garra”, finaliza Marquinhos, vice-presidente da Anaesp e autor de um dos gols da partida contra o Marrocos.

É importantíssimo que você compartilhe para que o máximo de pessoas esteja amanhã torcendo ao vivo e mandando as melhores vibrações de vitória para nossos jogadores. Não deixe também de comentar no Facebook oficial do evento com a hashtag #SomosTodosGigantes. Vamos espalhar nossa semente de união aos quatro ventos e vencer cada obstáculo com amor, trabalho e representatividade. Como estão fazendo nossos guerreiros em território argentino.

Também é imprescindível sua participação em nosso encontro aqui, em Goiânia, no 3º Congresso de Nanismo e 1º Encontro STG, quando teremos oportunidade de debater nossos anseios e necessidade e unir forças para mais iniciativas como a união do futebol dos pequenos. Sabemos que há muito para melhorar mas também sabemos que cada um de vocês é fundamental para a criação de melhores oportunidades e semeadura de sonhos potencialmente crescentes. O evento vai acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro (Saiba mais aqui) e você pode se inscrever diretamente neste link.

Rafaela Toledo

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a