A presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin e o porta-voz do movimento Somos Todos Gigantes, Gabriel Yamin visitaram, nesta terça-feira (21), as novas instalações do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A visita técnica informal, que ocorreu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi proposta pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do tribunal, coordenada pelo juiz Clauber Costa Abreu.
Coordenador da comissão, Clauber disse que a concepção da visita surgiu quando a Diretoria de Obras do TJGO sinalizou com o término da construção e reforma do anexo B, realizada de acordo com as normas técnicas de acessibilidade em edificações. “A ideia é constatar se os equipamentos e funcionalidades, já adaptados, estão aptos para garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência, e que de fato atendem ao usuário que tenha alguma deficiência”, destacou o magistrado.
A visita foi realizada nas novas instalações do recém-inaugurado prédio do Bloco B do TJGO, com a presença de convidados com deficiências e com o objetivo de atestar sobre a funcionalidade e acessibilidade das instalações. Gabriel Yamin explicou que, de uma forma geral, a acessibilidade foi garantida nas obras e citou como exemplos as rampas e bancadas mais baixas. Afirmou, entretanto, que fizeram sugestões principalmente nos banheiros, que ainda podem ser melhorados a fim de atender as pessoas com nanismo.
A iniciativa faz parte da programação do Setembro Verde. Estiveram presentes ainda o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogado Diego Magalhães, e o estagiário do TJGO, Bruno Araújo, que é deficiente visual. A visita técnica foi guiada pela diretora de Obras do TJGO, arquiteta Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria.
Com informações do TJGO