Professor de neurocirurgia da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, Sérgio Cavalheiro foi um dos primeiros palestrantes do 7° Encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN) realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro. Sergio falou sobre estenose espinhal, característica da anatomia do acondroplásico, explicou sobre os cuidados e também alertou sobre a necessidade cirúrgica.
“Um infarto por compressão pode levar à tetraplegia. Em alguns casos, é possível até descomprimir, mas ficam sequelas. E mais, neurônios não se regeneram. Apesar de todos os estudos, ainda não é possível fazer isso. A avaliação sobre a necessidade de cirurgia precisa com antecedência”, completou o neurocirurgião.
O Encontro é realizado em Barueri, São Paulo, e esta edição é a maior sobre nanismo da América Latina. Idealizado pelo Instituto Nacional de Nanismo (INN), o evento vai debater os principais pontos envolvendo saúde, acessibilidade e direitos da pessoa com nanismo e tem na programação de palestrantes nomes que são referência no país.
No total, são mais de 450 pessoas inscritas, incluindo crianças, jovens e adultos com nanismo, além de suas famílias. O encontro é apresentado pela BioMarin e realizado de 15 a 17 de novembro, no espaço IBM, em Barueri, São Paulo.