Com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da BioMarin, marca de moda para pessoas com nanismo busca ampliar a inclusão e conscientização de outras marcas e empresas
A Via Voice For Fashion, marca de roupas dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de peças para pessoas com nanismo, lançou, na última semana, a Web Série “Inclusão na Prática”. A série oferece um guia prático sobre como outras marcas e empresas podem criar produtos e serviços voltados para pessoas com deficiência, com foco especial em baixa estatura. O projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo via Secretaria de Cultura da Cidade de Hortolândia (SP) e tem apoio da BioMarin, farmacêutica global de biotecnologia.
Os cinco episódios serão disponibilizados semanalmente e o primeiro deles foi divulgado no último dia 05 de abril (sexta-feira), no instagram da secretaria da Cultura de Hortolândia em collab com a Via Voice For Fashion. No primeiro deles foi discutida a importância de compreender profundamente o público-alvo. “Acreditamos que criar produtos e serviços adaptados para pessoas com nanismo é mais do que inclusão. É uma contribuição para uma sociedade verdadeiramente igualitária”, afirma Josi Zurdo, Diretora Criativa da Via Voice e apresentadora do projeto.
Já nos episódios seguintes, serão explorados temas como acessibilidade, capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência), comunicação inclusiva e a importância de ter representatividade dentro das equipes de criação. Para encerrar a série, a estilista da Via Voice For Fashion, Ana Paula Bernardino, compartilhará insights sobre o processo de criação das peças.
O nanismo pode ter diversas doenças como causa, mas a mais comum é a acondroplasia, uma doença rara que afeta os ossos e a cartilagem devido a uma mutação no gene FGFR3, o que reduz a velocidade de crescimento ósseo, resultando em ossos de tamanhos desproporcionais e altura abaixo da média. Trata-se de uma alteração genética que compromete o crescimento de 1 a cada 25 mil crianças nascidas vivas, todos os anos. 80% das crianças com acometidas nascem de pais de estatura mediana.
Sobre a Lei Paulo Gustavo
Batizada como “Lei Paulo Gustavo” em homenagem ao ator e humorista vitimado pela Covid-19, a Lei Complementar 195 do Governo Federal foi criada como forma de incentivar a produção cultural no país e garantir ações emergenciais demandadas pelas consequências do período pandêmico. Em Hortolândia, o Governo Federal disponibilizará mais de R$ 1,6 milhão destinado a projetos culturais de artistas residentes na cidade. Enquanto 60% do orçamento prevê a produção de produtos audiovisuais, os outros 40% serão alocados em produções de outros segmentos e linguagens, tais como artes sonoras, artes cênicas, artes visuais, artes urbanas, artes tradicionais, literatura e apoio aos espaços culturais.
Secretaria de Cultura da Cidade de Hortolândia
A Secretaria Municipal de Cultura atua na promoção e no desenvolvimento cultural de Hortolândia, através de estímulo às artes e outras manifestações culturais, contribuindo para a liberdade de pensamento e criação, protegendo e integrando as atividades culturais. É responsável por planejar, elaborar e implementar programas, além de coordenar e administrar os equipamentos culturais do município, como bibliotecas, teatro municipal, existentes ou que venham a ser criados. Trabalhar na elaboração de estudos, projetos e proposições para o tombamento de patrimônio que venham a ser considerados relevantes para a preservação histórico-cultural e paisagística e organizar, coordenar e promover eventos, em colaboração com outros órgãos municipais, festividades e acontecimentos relacionados com o calendário histórico-cultural e turístico de Hortolândia.
Sobre a BioMarin
Fundada em 1997, a BioMarin é uma farmacêutica global de biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa terapias direcionadas que abordam a causa raiz das condições genéticas. As capacidades de pesquisa e desenvolvimento da BioMarin resultaram em oito terapias comerciais transformacionais para pacientes com distúrbios genéticos raros. A abordagem diferenciada da empresa para a descoberta de medicamentos produziu um portfólio diversificado de candidatos comerciais, clínicos e pré-clínicos que atendem a uma necessidade médica significativa não atendida, possuem biologia bem compreendida e oferecem uma oportunidade de ser o primeiro a comercializar ou oferecer um benefício substancial sobre as opções de tratamento existentes.