Sobre o Nanismo Brasil

SOBRE NÓS

Somos o Nanismo Brasil, um movimento do Instituto Nacional de Nanismo. Nossa equipe é composta por voluntários que almejam tornar mais leve a vida desta e das futuras gerações. Temos, dentro do movimento, profissionais de diversas áreas que falam com propriedade sobre educação, mercado de trabalho, saúde, acessibilidade, direitos, esporte e qualquer tema que seja relacionado à pessoa com nanismo na sua vida adulta.

OBJETIVO

O Nanismo Brasil tem como objetivo discutir e lutar pelos, e por, direitos das pessoas da comunidade, usando a informação e representatividade positiva para a desconstrução de preconceitos e formação de cidadãos anticapacitistas.

Queremos ser o principal ponto de informação e referência relacionado à vida adulta da pessoa com nanismo, buscando a veracidade e a visibilidade positiva sobre a condição, rebatendo a toda e qualquer informação falsa e/ou equivocada em questão.

Apoiamos a representatividade da pessoa com nanismo em meio à diversidade, desmistificando barreiras, limitações, e tabus propagados em décadas anteriores. Somos representantes legítimos e, com isso, buscamos ressignificar como somos vistos perante os olhos da sociedade.

Assim como queremos que conheçam quem somos, queremos também que a deficiência seja mais discutida, não somente nos meios sociais e ativistas, mas também por representantes e profissionais da área de saúde, da educação, de empresas e governos (municipais, estaduais e federais), se tornando pauta para assuntos essenciais.

MISSÃO | VISÃO | VALORES

Missão: Ser defensor dos valores, da aceitação, do empoderamento e da inclusão das pessoas com nanismo. Trabalharemos para buscar e oferecer informações, esclarecimentos e suporte sobre a condição e, principalmente, assumir o desafio de desconstruir todo e qualquer conteúdo que traz pejoração ou discriminação à deficiência.

Visão: Ser promotor de um mundo em que todas as pessoas com nanismo sejam representadas com equidade, respeito e tolerância, tanto dentro de seus convívios sociais quanto em qualquer outro ambiente, seja ele público, privado ou midiático.

Valores: Ter a informação como a melhor arma do bem para semear a inclusão, o respeito, a equidade, o pertencimento, a humanização, o empoderamento e, assim, assumir nosso papel de protagonistas das nossas histórias.

O QUE NÃO SOMOS

Não somos um centralizador de contratação e/ou recomendação de pessoas com nanismo para eventos que possam danificar ou tratar de forma pejorativa a imagem da pessoa com nanismo ou qualquer deficiência. Não somos vitimistas. Não somos propagadores de publicidades empresariais apenas para fins lucrativos sem benefício à comunidade das pessoas com nanismo. Não levantamos bandeira política, e não temos o objetivo de nos envolver em partidos, exceto quando benéfico para a comunidade de pessoas com deficiência, principalmente, o nanismo. Não tratamos ou abordamos o nanismo de forma cômica e nem como incapacidade.

COMO SURGIU

Somos a nova geração de pessoas com nanismo, somos millennials. Temos voz ativa e propagamos o lema “Nada sobre nós sem nós.”

O Nanismo Brasil nasceu devido a uma necessidade, por um grupo de pessoas com nanismo, de reconhecimento pelos seus esforços, e não pela sua condição física. Pela falta de oportunidade, constantes silenciamentos, tornando a sua existência invisível, e respeito por quem eles são, e não pelo que a sociedade insiste em ditar, através de rótulos estereotipados e pejorativos, tornando-os predestinados a servir a sociedade apenas para fins cômicos.

A vontade, gerada em maio de 2019, era de ocupar o local de fala em âmbito nacional e lutar por, e pelos, direitos das pessoas que possuem esta condição.

Foi então que, em agosto do mesmo ano, o movimento ganhou forças e alcance, tendo como grande responsável o ator e educador Fernando Vigui. Contudo, a convite do idealizador, outras pessoas com nanismo se interessaram e imediatamente se propuseram a integrar a equipe, por terem os mesmos ideais e acreditarem na visão, missão e valores do grupo.

Assim, o 1° Encontro Nanismo Brasil aconteceu, em 26 de outubro de 2019, reunindo mais de 250 pessoas, sendo em sua maioria, pessoas com nanismo. Logo, em outubro de 2020, aconteceu o 2° Encontro Nanismo Brasil, desta vez 100% on-line. Contou com 1.050 inscritos e mais de 4 mil visitas durante o dia do evento.

Em outubro de 2021, o Nanismo Brasil realizou o seu 3° Encontro. Desta vez, de forma híbrida, com eventos, palestras, rodas de conversa virtuais e um encontro presencial no dia 30 de outubro. Ao todo, entre encontros virtuais e presenciais, pudemos conhecer e/ou reencontrar mais de 1.500 pessoas interessadas em nossas lutas, dores e sonhos.

Hoje, contamos com mais de 6 mil seguidores nas redes sociais, que usam o nosso conteúdo como canal de informação. Também contamos com um grupo de WhatsApp, onde temos a capacidade máxima de membros atingida, com o propósito de discutir assuntos atuais relacionados às pessoas com nanismo, e trocas de experiências dentro de suas respectivas e diferentes realidades.

Nossa equipe conta com 18 profissionais de diversas áreas: médica, professores, advogados, funcionário público, atletas, atores, líderes de áreas administrativas, bancários, desenvolvedores de sistemas, entre outros. Sendo que 15 delas são pessoas com nanismo e 3 são familiares de pessoas com nanismo. Isso é representatividade. Isso é protagonismo.