Oportunidades de Emprego

O ano começou cheio de polêmicas sobre as leis de cotas, sua permanência e as discussões sobre o impasse entre a manutenção do dispositivo legal conforme o texto original ou a possibilidade de institucionalização de uma negociação coletiva, sustentada por representantes do setor privado que alegam incompatibilidade entre as funções disponíveis e as limitações presentes em determinados casos de deficiência física.

Entenda de forma cronológica o impasse Agora.

Atualmente, para cumprir a cota mínima, pela legislação brasileira, uma empresa precisa empregar, pelo menos 5% (no máximo 15%) de aprendizes, percentual calculado sobre o número total de funcionários do estabelecimento; e de 2 a 5% de reabilitados ou pessoas com deficiência, cálculo feito sobre o total de pessoas trabalhando na empresa em todo o território nacional.

A lei de contratação de Deficientes nas Empresas, Lei 8213/91, também conhecida como Lei cotas para Pessoas com Deficiência, dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências à contratação de portadores de necessidades especiais.

Em seu artigo 93, a lei estabelece que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:

– até 200 funcionários………………. 2%

– de 201 a 500 funcionários……….. 3%

– de 501 a 1000 funcionários……… 4%

– de 1001 em diante funcionários… 5%

Veja algumas oportunidades que bateram em nossa porta e verifique se o perfil do trabalho se adequa a você:

  • IBM: International Business Machines é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática. A empresa é uma das poucas na área de tecnologia da informação com uma história contínua que remonta ao século XIX, de acordo com o Google Business.

Funcionária do programa de inclusão da pessoa com deficiência da empresa entrou em contato conosco esta semana informando a existência de quatro vagas no Programa do Jovem Aprendiz da IBM, para pessoas com Nanismo.

“O objetivo do programa é estimular o desenvolvimento profissional através de experiências práticas do dia-a-dia dos negócios, para que adquiram novos conhecimentos e se tornem profissionais qualificados e diferenciados”, explica Lak Lobato, que também faz parte do programa.

Leia quais as especificidades das vagas:

* Jovens com idade entre 16 e 20 anos (caso o candidato a jovem aprendiz seja pessoa com deficiência, não há limite máximo de idade para contratação);

* Alunos matriculados no Ensino Médio de Escolas Públicas ou com ensino médio concluído;

* Jovens com Ensino Médio Completo em Escolas Públicas, desde que não estejam matriculados no Ensino Superior;

* Jovens com baixa renda familiar (já que o Programa Jovem Aprendiz é um Programa Social para contribuir com a inclusão de jovens no mercado de trabalho);

* O Jovem não pode ter sido contratado como “Aprendiz” em outra empresa.

– Conhecimentos básicos de Informática;

– Disponibilidade para trabalhar 4hs ou 6hs/dia.

– Paras as cidades de São Paulo (capital) e  Rio de Janeiro (capital)

Inscrição através do link: https://lnkd.in/dNsiz9u

  • Grupo O Boticário: é uma empresa brasileira de cosméticos, fundada em março de 2010 após a O Boticário criar esta holding para se reorganizar, buscar novas aquisições e diversificar o seu portifólio. O setor de Recursos Humanos entrou em contato com o Somos Todos Gigantes por email solicitando uma parceria para contratação de pessoas com Nanismo. Entre em contato com sabrinast@grupoboticario.com.br.
  • Pluris Mídia: Empresa de terceirização de processos de negócio fundada em 1997, com foco em inovação, tecnologia e, na qualidade do relacionamento. envie seu currículo para webertonoliveira@plurismidia.com.br
  • Supermercado Feira Nova: Cadeia de super e hipermercados. Entrar em contato com Simone do departamento de Recursos Humanos, pelo email rh@superfeiranova.com.br.
  • Copafer Comercial Ltda.: possui mais de 500 funcionários e cerca de 82.000 itens disponíveis. Está classificada entre as 10 maiores lojas de material de construção de São Paulo e entre as 31 maiores lojas do Brasil, pela pesquisa realizada pela revista Anamaco, contemplando mais de 380 indústrias de material de construção. Enviar currículo para noemi@copafer.com.br.
  • Fixe Eventos: empresa especializada na organização de eventos, sediada em Brasília, e que atua há 25 anos em todo Brasil  e em mais de 20 países. O planejamento, criação, organização, produção, infraestrutura, contratação e coordenação de fornecedores, estão entre os serviços prestados para eventos de pequeno, médio e grande porte. Entrar em contato com os sócios Luiz Paulo ou Flávia pelos respectivos emails luizpaulo@fixeeventos.com.br ou flaviamalkine@fixeeventos.com.br.

Quem não encontrou vaga correspondente ao próprio perfil pode continuar procurando por meio do site www.deficienteonline.com.br. Lá, empresas e pessoas se encontram com objetivo de se fazer cumprir as leis de cotas e criar um cenário de inclusão profissional mais eficiente no Brasil. Não deixe de acessar e compartilhar nas suas redes sociais para ajudar aquele amigo que começou o ano desempregado. Juntos somos fortes!

Rafaela Toledo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser