O nanismo é uma deficiência?

Saiba se o nanismo é deficiência.

Sobre este assunto, as opiniões variam muito entre as pessoas com nanismo. Certamente muitos deles podem ser considerados deficientes principalmente devido aos desdobramentos ortopédicos. O fato é que a condição foi reconhecida como deficiência física no Brasil em 2004 (NANISMO, Art. 4º do Decreto 3.298/1999) e isso garante uma série de direitos ao cidadão em situação especial.

Dificuldades de acessibilidade incomodam até mesmo o indivíduo saudável, e portanto é importante entender como é possível melhorar a relação dos pequenos com o urbanismo de cada cidade ou mesmo com a disposição dos móveis dentro de suas próprias casas. Acesse DIREITOS e ACESSIBILIDADE e saiba quais as particularidades legais de cada situação e como a lei pode melhorar a qualidade de vida do cidadão especial.

Fontes: Little People of America (LPA), Fudacion Alpe, G1, Dwarf Athetic Association (DAA), Terra, The New York Times, Correio Brasiliense, IG, Jusbrasil, Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Portal Educação, Portal dos Psicólogos, Drª Jacqueline de Oliveira Fidelis, fonoaudióloga Isabela Roriz, Forbes

Rafaela Toledo

Comentários

79 respostas

          1. Tenho 1,40 – Eu não tenho carta é minha filha que dirige eu posso fazer a documentação em meu nome por nanismo pelo PCD

          2. Tenho 57 anos…1.20 altura…cancelaram meu loas à 3 meses…tenho acondlopasia…não tenho outra renda para me sustentar…cancelaram minha renda em plena pandemia …mas eu tenho direito ao BPC…me sinto injustiçada.

        1. Ola boa noite !
          Tenho 1,42 sou mulher 40 anos, e não me enquadro por 2 cm na lei para pcd será que posso engressar com uma acão ?

      1. Tenho um e 38 então posso ser considerado pode, e com o faço para conseguir mminha omologacão , mem já fui a médica do sus e ela mem deu um laudo, e agora qual seria o outro passo? Por favor me ajude isso é totalmente novo para mem .

      2. Olá então eu tenho 19 anos com 1.40
        Sou considerada com nanismo?
        Já fui ao endócrino e fiz exames não constou nada os ossos são normais e minha mãe, tia, e minha vó são todas baixinhas também.

  1. Pelo que entendi…. Então Uma mulher com menos de 1,40, que tomou Gh durante 5 anos, tem Síndrome de Turner – portanto, teve atraso no desenvolvimento sexual – poderia requer direitos se enquadrando na categoria nanismo 🤔…

    1. Ola sou portador de nanismo tenho 1.23 tirei a minha habilitação categoria B a mais de 15 anos. Agora por duas vezes tentei mudar e não concigo. Pesoa com nanismo não pode ter categoria remunerada. Grato pela atenção dese ja agradeço

    1. Olá Kátia. Que legal! Por favor, fique atenta. Logo mais vamos lançar uma nova aba no site para ajudar pessoas e oportunidades a se encontrarem. Não deixe de assinar nossa newsletter para receber a notícia em sua caixa de email e inscrever sua empresa. 😉

    2. Oi me chamo Regina sou portadora de (nanismo) tenho 1,30 tenho 24 anos curso pedagogia trabalho em escola em sala de aula com bebês berçário, fiz o Enem e conseguir uma bolsa na Estácio em Paraíba João pessoa, no momento estou sem emprego já tive carteira assinada por empregada doméstica, no momento está muito difícil, recebo muita discriminação pelo meu tamanho
      Se alguém souber de serviço entre em contato comigo (98)982472729.

  2. Eu tenho 1,17 cm de altura e tenho 22 anos e 6 meses de carteira assinada, como faço para requerer a aposentadoria por nanismo? Tenho direito? Ou tenho que completar 30 de anos de contribuição?

    1. Não encontra na lei esta definição. Na lei consta Nanismo como deficiência física. É determinado pela ciência médica como a baixa estatura compreendida por alturas abaixo de 1,40 m para mulheres e 1,45 para homens.

      1. Olá Rafaela eu fiz uma cirurgia no joelho esquerdo reconstrução do ligamento cruzado anterior e menisco, coloquei um parafuso e um pino, tenho direito ao benefício?

  3. Oi sou mulher e tenho 1.43m de altura. Porém trabalhei numa empresa como deficiente por conta de estar com 1.39m na época. Eu tinha 19 anos. Hj tenho 34. Será q ainda tenho esee direito?

  4. oi tenho 1,39 tenho nanismo ? fui ao medico hoje (23/05/2019) e ele me disse que nao me encaixo na lei de nanismo que no caso a altura maxima para nanismo e 1,30 e verdade ?

  5. Oii tenho 1,45 estou muita dificuldade pra dirigir; já passei em três carros na auto escola,fica difícil alcance dos pedais, quando alçanso e com muito esforço,.fico contragida de pedir, e com medo do exame de direção queria saber se tenho algum direito,? De adaptação? Desde já agradeço obrigado.

    1. Para enquadrar como nanismo, uma mulher precisa medir 1,40. Mas entre em contato com nosso parceiro Despachante PNE e tire suas dúvidas com quem é especialista no assunto. 😉

  6. Boa tarde,
    Tenho 1,35 e um médico do trabalho me disse essa semana em um processo seletivo, de que eu não entro na lei de cotas, porque a altura certa para mulheres é até 1,30. E estou na dúvida. Qual é o tamanho que se enquadra na lei?

    Obrigada!

  7. Ontem estava no ônibus e entrou uma anã com roupa de academia… portanto, com condições físicas normais. Depois entrou uma gestante mas ela não cedeu o lugar… quem cedeu foi um idoso, pois no local do ônibus onde eles estavam só tinha duas poltronas… nesse caso como faz?

  8. OLá sou josimar,tenho 31 anos e tenho apenas 138 m de altura,pois quando era ainda bebê o médico que mim acompanhou apos o meu nascimento ,ele mim aplicou 7 antibióticos quando tinha ainda 6 meses de vida ,pois nasci muito ,mais muito doente mesmo .Os médicos mim deu 24 horas de vida e com essas aplicações salvou minha vida , mas, causou vários danos em mim,principalmente, o não desenvolvimento ,pois o antibiótico gerou o atrofiamento ósseo e hoje tenho essa altura.
    Posso mim enquadra Como PCD e obter o Laudo medico por Nanismo?
    E qual lei mim concede esse direito de acordo com a cauda da minha deficiência ?

  9. Oi, eu tenho 20 anos e tenho 1,40 de altura e nao consigo emprego por causa do meu tamanho, posso me candidatar em vagas de pcd?
    Tenho a síndrome de russell silver!

  10. Rafaela, sou executiva de uma Rede de Hospitais em São Paulo e todo o Brasil. Gostaríamos muito de contratar pessoas com nanismo, para diversas atividades, incluindo áreas executivas. Existe a possibilidade de me ajudar na divulgação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser

A conexão de mãe que abraçou centenas de outras mães

Neste Dia das Mães, contamos histórias de mulheres que são fio condutor na luta por proteção e direitos dos filhos com nanismo “Não consigo me imaginar não sendo mãe. A gente se doa, se dedica pra vê-los se tornando homens maravilhosos”: Francielle Ferreira Ribeiro “Ser