Advogada com nanismo cria projeto de atendimento gratuito na busca pelo Voxzogo 

Paula Lima conquistou mais do que uma vaga de trabalho num escritório de advocacia, ela conseguiu unir paixão e propósito

O anúncio de uma vaga de emprego em um escritório de advocacia foi uma oportunidade não só de trabalho, mas de transformação de várias vidas. Paula Lima, de 30 anos, advogada, conquistou um espaço no mercado de trabalho e colocou um desejo em prática por meio de um projeto: atuar de graça para quem mais precisa. As famílias atendidas com o trabalho de Paula conseguiram ter acesso ao medicamento Voxzogo, fundamental no tratamento de crianças e adolescentes com acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. O Instituto Nacional de Nanismo começa hoje uma série de HISTÓRIAS QUE INSPIRAM, vem conhecer!

Natural de Cajati (SP), Paula viu a vaga de emprego nas redes sociais do Instituto Nacional de Nanismo (INN). O escritório de advocacia Arystóbulo Freitas Advogados a contratou. A partir dali, além da realização profissional, Paula enxergou que seu objetivo também seria transformar a vida de outras pessoas. Ela criou um projeto que oferece de forma gratuita (pro bono) serviços a para pacientes de sua comunidade que precisam do medicamento de alto custo, Voxzogo (medicamento que trata o mesmo tipo de nanismo que Paula tem. O principal objetivo é garantir qualidade de vida para as crianças por meio do acesso ao tratamento, que ela mesma não teve. “Quero que ninguém fique sem essa oportunidade por falta de acesso”, diz Paula Lima. 

A ideia do projeto surgiu enquanto Paula, que tem acondroplasia, participava de um dos encontros do INN. “Ali, sentia cada vez mais a necessidade de fazer algo a mais pela minha comunidade, pela família que formamos dentro do Instituto. Foi nesse contexto que percebi a grande dificuldade de acesso à medicação Voxzogo, que é de alto custo e não está incorporado no SUS, tornando a judicialização o único caminho para acesso. Diante disso, levei essa iniciativa para o escritório onde atuo, o Arystóbulo Freitas Advogados, que abraçou completamente a causa. Hoje, contamos com um Núcleo de sete pessoas atuando diretamente nesses casos, proporcionando mais acesso e esperança para as famílias”, conta a advogada. 

Paula é advogada há 3 anos e sempre teve grande interesse por justiça e pelo impacto que o direito pode ter na vida das pessoas. “Minha escolha pela advocacia foi muito influenciada pelo desejo de atuar na defesa de direitos e promover inclusão. Essa área me permite unir técnica jurídica com propósito, ajudando a construir um ambiente mais acessível e justo para todos”. 

Até o momento, já foram feitos 11 processos judiciais pro bono dentro do projeto de Paula. O caso mais antigo, iniciado no começo de 2024, já garantiu à paciente o recebimento de três lotes da medicação Voxzogo. Os demais casos são mais recentes e ainda estão em andamento. “Todos os casos são especiais, e cada história das famílias me toca de uma forma única. É indescritível a emoção de receber mensagens como “Paulinha a medicação chegou! Ver vídeos da evolução das crianças. Esses momentos me fazem sentir que todo esforço vale a pena. Ver o impacto positivo na vida delas é o que me motiva a continuar”, revela Paula. 

PRÊMIO 

Pelo terceiro ano consecutivo, a revista jurídica Análise Editorial realizou durante a Fenalaw 2024 a entrega do Prêmio Análise DNA+Fenalaw, que reconhece e valoriza boas práticas no mercado da advocacia empresarial. A edição deste ano premiou 17 iniciativas nas áreas de Diversidade e Inclusão, Gestão, Marketing e Tecnologia. No total, 177 escritórios de 18 estados inscreveram 383 iniciativas para concorrer ao prêmio – um número que já é mais que o dobro da edição inicial, realizada há dois anos.

Paula no Prêmio Análise DNA+Fenalaw

O projeto de Paula ficou em primeiro lugar na categoria Diversidade e Inclusão. “Este reconhecimento é significativo não apenas para  projeto, para o escritório, mas também para a causa que abraçamos , destacando a importância da advocacia como ferramenta de transformação social, especialmente na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. O prêmio também é um reflexo do impacto positivo que iniciativas como o Voxzogo têm nas vidas das famílias atendidas, promovendo inclusão e justiça social”, comemora a advogada. 

Para a advogada, a maior inspiração dela vem da luta por direitos humanos e inclusão. “Quero que as pessoas com deficiência conquistem seu espaço, especialmente na minha profissão, onde a aparência e o status ainda são muito valorizados. Sei o quanto é desafiador romper essas barreiras, mas cada conquista minha e de outras pessoas, mostra que pertencemos a esses espaços e que a mudança está acontecendo. Eu agradeço imensamente ao escritório Arystobulo Freitas Advogados por ter abraçado com tanto carinho o projeto. Juntos, fazemos a diferença na vida de tantas pessoas. Nosso núcleo, que hoje conta com pessoas incríveis como Taynara, Giulia, Vitória, Felippe, Adrielly, Eduardo, Felipe, Silvia e Geisa, é a força por trás de tudo isso. A cada passo, nos sentimos mais motivados e comprometidos com a causa da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência”, finaliza Paula. 

E Paula não para por aí. Com o objetivo de promover a diversidade e a responsabilidade social, ela cursa um MBA em ESG pela FGV. Ela publica sua jornada de vida e reflexões sobre inclusão e acessibilidade pelo Instagram: @babadosdapequena.

https://www.instagram.com/babadosdapequena

Kamylla Rodrigues

Kamylla Rodrigues é formada em Jornalismo pela Faculdade Alves Faria (ALFA). Já trabalhou em redações como Diário da Manhã e O Hoje, em assessorias de imprensa, sendo uma delas do governador de Goiás, além de telejornais como Band e Record, onde exerce o cargo de repórter atualmente.
Comentários

Uma resposta

  1. Olá boa tarde me chamo Aline sou mãe do José Arthur de matos costa
    Que tem a acodroplasia e venho lutando pela medicação dele e nada os advogados só me enrola..
    Sou do Maranhão e qd die entrada ele tinha 6meses e já vai fazer 2 anos,,
    E tão decepcionante a gente q e mãe lutando pelo filho e esse poderosos nem se importam com a luta de uma mãe em prol do seu filho..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,