Acompanhantes de PCDs podem ter descontos de 80% em companhias aéreas. Saiba como funciona!

Você sabia que uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê descontos de no mínimo 80% da tarifa de voo para acompanhantes de pessoas com deficiência? A Resolução 09 é de 2007 e o cartão Fremec (Frequent Traveller Medical Card) é um direito de PCDs a partir de 2 anos de idade. Os interessados devem procurar as companhias aéreas, preencher os formulários e garantir o benefício. O Fremec tem validade de 1 ano e pode ser utilizado por pessoas com quadro de saúde estável, e o formulário precisa ter a assinatura do médico.

Mãe da Liz, de 3 anos e 9 meses, que tem acondroplasia, a farmacêutica Clarissa Caliman Faleiro, de 35 anos, fez cartões da Gol e da Azul e aguarda uma resposta da LATAM. De uma forma geral, diz que foi mais simples do que pensou e explica que baixou os formulários, preencheu e levou para o médico assinar e em dois dias ela já estava com dois cartões em mãos. Moradora de Vitória, no Espírito Santo (ES), ela conta que utilizou pela primeira vez para compra de passagem para Goiânia, com a presença confirmada para o 4º Encontro Nacional Somos Todos Gigantes.  

“Comprei a passagem pela Gol. Entrei no site, comprei a passagem da Liz e após a confirmação do pagamento da passagem, preenchi um outro formulário que eles enviam junto com o cartão o dela (dando todas as orientações). Esse cartão informa qual voo, dia, código da reserva e coloca o nome do acompanhante. Enviei novamente. Esse retorno demorou um pouco mais (foram 7 dias), mas deu tudo certo! Tinha dúvidas em relação ao desconto, mas realmente deram 80% de desconto em cima do valor da passagem da Liz, que, no caso de uma criança, ainda é mais em conta”, pontua.

Karina Falchi dos Santos, de 35 anos, é microempresária e mãe do Isaac 3 anos (acondroplásico) e da Isabella, de 8 anos. Ela, que é moradora de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), conta que fez pela primeira vez a solicitação no último dia 24 de julho e dois dias depois teve a resposta positiva. As passagens foram adquiridas pela Azul com a finalidade de participar do 4º Encontro Nacional Somos Todos Gigantes, que acontece em Bela Vista de Goiás entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

“O interessado deve entrar no site, baixar e imprimir o formulário, levar ao médico que acompanha o paciente. Eu deixei com a pediatra para preenchimento dos dados técnicos e assinatura e eu já havia preenchido os dados pessoais.  Enviamos o arquivo escaneado e recebemos um protocolo. Dois dias depois veio a resposta positiva e recebemos um cartão virtual que também dá para imprimir”, explica Karina. Ela conta que, quando fez o cartão, já havia comprado as passagens da família, mas que ainda assim a companhia emitiu o desconto. No site da Azul, o arquivo precisa ser enviado até 72 horas antes do voo.

 

Catherine Moraes

Jornalista por formação e apaixonada pelo poder da escrita. Do tipo que acredita que a informação pode mudar o mundo, pra melhor!
Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais