“Acima de tudo e abaixo de todos”

A estatura da poesia de Giovanni Venturini

A estatura da poesia de Giovanni Venturini

Ator Giovanni Venturini falou sobre nanismo para um público abrangente e emocionou. Ele participou às 11h da manhã do último sábado do programa Teleton transmitido pelo SBT com objetivo de arrecadar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

 

Quando convidado ao palco, Giovanni contou sua história em breves e selecionadas palavras seguindo com trechos da poesia “A Não Ser”, que dá nome ao seu livro. Finalizou encorajando: “Podemos ser o que quisermos. Nos adaptamos, superamos e fazemos do nosso jeito. Não deixe que as pessoas digam o que você pode ou não fazer. Nós podemos tudo. Somos todos Teleton. #somostodosgigantes. Somos todos mais que isto. Somos todos iguais. Somos todos diferentes. Somos todos um só”.

 

O ator levantou a bandeira #somostodosgigantes em rede nacional em um programa que liderou a audiência por muitos momentos enquanto esteve no ar. Muitas pessoas foram alcançadas pelo seu exemplo de trabalho, energia e vitória. Veja o ator em cena no palco do Teleton no link a seguir.

 

https://www.youtube.com/watch?v=AF6C_wYGMks

 

“À vezes a sociedade está acostumada a enxergar como cômico e esquece a deficiência que é o nanismo. Foi importante poder passar a mensagem sem vitimização, para que fiquem com dó. Pelo contrário. Quero mostrar que claro que vão haver dificuldades mas a gente vai conseguir superar. Então minha participação no Teleton este ano de 2016 foi neste sentido”, explica o poeta.

 

O Ator

Giovanni tem traçado uma trajetória ímpar na dramaturgia brasileira para as pessoas com a sua condição. Ele procura recusar os papéis esteriotipados onde o pequeno é sempre o palhaço, priorizando estimular seu potencial dramático de poder viver qualquer tipo de personagem.

 

O ator gosta muito de seu atual papel, o Nico, de Cúmplices de um Resgate, exatamente porque este papel não o coloca em um lugar comum. Assista agora um trecho na novelinha do SBT no Canal da Campanha #somostodosgigantes do Youtube clicando no link abaixo:

 

https://youtu.be/T1YgCyJQgHk

 

“Eu me inspiro muito no Peter Dinklage – que é o que faz Game of Thrones. Ele tem esta postura. Já fez muita coisa que não gostou assim como eu. Mas estou sempre buscando recusar esses personagens mais ofensivos e buscar um outro espaço – o que é mais difícil, principalmente aqui no Brasil”, relata.

 

Apesar disso, o ator encara tudo com muito bom humor. “Sem vitimização”, conforme disse. Ele só fica nervoso mesmo quando alguém comete a indiscrição de querer pegá-lo no colo. Ou quando as crianças passam olhando e ao invés de explicarem os pais recriminam a curiosidade revelando certo preconceito. “Se os pais simplesmente explicassem que cada um é de um jeito, cada um é diferente, que no fundo somos todos iguais, faria mais sentido e criaria uma sociedade melhor”, aconselha.

 

O Poeta

Giovanni começou a poetizar por volta dos 15 anos principalmente por incentivo de uma professora que acreditava em seu talento tanto na literatura quanto na dramaturgia. Logo criou um blog e começou a escrever. “O anaosergigante.blogspot.com.br ainda existe mas está desatualizado”, confessa.

 

Apesar do início prematuro, ele foi publicar seu primeiro livro em 2015, de forma independente, com o apoio de um amigo que tem uma editora também independente.

 

“A Não Ser” além do nome do livro, conforme já dito, é um dos textos poéticos e versa sobre a baixa estatura. De tão emocionante, a poesia passou pela segunda vez no palco do Teleton.

 

“No primeiro ano, eu fui no personagem. Fui como Nico e acabei saindo um pouco do roteiro e falei minha poesia ao vivo. O pessoal gostou, apesar de eu ter fugido do roteiro. Esse ano eu fui falar com o diretor do Teleton, ele ficou com meu livro e falou que queria contar um pouco da minha história para servir de exemplo para as crianças. Foi incrível poder falar um pouco sobre o nanismo que às vezes é esquecido como sendo uma deficiência”, relembra.

 

Confira por você mesmo(a) a estatura da poesia de Giovanni enviando um email para loja@giovanniventurini.com.br. Ele vai explicar passo a passo como fazer para obter o livro. Agora veja imagens do ator literalmente vestindo a camisa do #somostodosgigantes:

 

https://www.youtube.com/watch?v=LJKYVn_nVSE

 

 

 

Fontes: AACD, Hora Brasil, SBT

 

 

 

Rafaela Toledo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a

Inscrições para o Bolsa Atleta são prorrogadas para 8 de abril

As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 que terminariam na próxima segunda (1º de abril), foram prorrogadas para o dia 8 de abril! O programa contempla as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. Os interessados em participar podem se inscrever acessando a