Você sabia que pessoas com nanismo podem ter acesso ao passe livre interestadual oferecido pelo Governo Federal? Para garantir o benefício, entretanto, é necessário ser uma pessoa com deficiência comprovadamente carente, com uma renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa. Se você se encaixa nos requisitos, confira o passo a passo abaixo!
Primeiro é importante saber que existem duas formas de comprovar as condições citadas acima:
- Estar cadastrado no Benefício de Prestação Continuada (BPC), código 87;
- Estar registrado no Cadastro Único, junto com o Cadastro Inclusão da Pessoa com Deficiência.
A solicitação do Passe Livre Interestadual, por sua vez, é feita exclusivamente on-line, através do link: https://passelivre.antt.gov.br/. Ao fazer o login usando a conta gov.br, o solicitante será redirecionado para a Página Inicial, onde encontrará a opção ‘Obter o Passe Livre’.
Cumprindo os requisitos para a concessão, o próximo passo é clicar na opção ‘Preencher Requerimento’, validar as informações registradas e confirmar o envio do pedido. Depois disso, a credencial será emitida imediatamente, refletindo as informações validadas pelo beneficiário.
Para mais informações sobre o Passe Livre Interestadual, visite https://passelivre.antt.gov.br/ ou ligue para o número 166.
(Com informações do Governo Federal)
Uma resposta
Muito importante divulgar esse tipo de informação! Muitas pessoas com nanismo (ou outras deficiências) não sabem que têm direito ao Passe Livre Interestadual e acabam deixando de aproveitar um benefício que pode facilitar muito o acesso a tratamentos médicos, oportunidades de estudo e visitas familiares. Parabéns pela matéria clara e didática, ajudando a garantir que mais pessoas tenham seus direitos respeitados!