Líder do Nanismo Brasil participa de “Falas de Acesso”, especial da TV Globo 

Programa vai ao ar no próximo dia 23 de setembro, na semana que marca a luta da pessoa com deficiência no Brasil


O ator e líder do Movimento Nanismo Brasil, Fernando Vigui é um dos integrantes do novo especial da TV Globo, que vai ao ar no próximo dia 23 de setembro, logo após o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Apresentado pela jornalista Flávia Cintra, o projeto se inspirou no tema da Organização das Nações Unidas (ONU): “Nada sobre nós, sem nós”. Assim, uma equipe diversa foi convidada para contribuir com o programa, que tem como objetivo ser didático, mas também provocador, gerando identificação e reflexão. 

Durante o programa, o público vai assistir a experimentos sociais que envolvem questões de preconceito, capacitismo, invisibilidade/ experiência de não pertencimento e acessibilidade/ exclusão. “O chamado era para atuar em uma encenação onde pessoas com deficiência eram a maioria, e as pessoas sem deficiência (que eram convidadas para o restaurante sem saber de nada) se depararam com situações nunca enfrentadas por elas, como a falta de acessibilidade, olhares curiosos, dentre outras situações vividas diariamente pelos pcds. A ideia era gerar um mundo invertido na percepção destas pessoas… um ambiente totalmente preparado para PCDs. O sentimento desejado era que essas pessoas pudessem entender como é participar e estar em um local que não é preparado pra você”, completa Vigui. 

Além do Fernando Vigui, diversos atores com deficiências físicas e cognitivas participaram da ação. Um diretor experiente e conhecido, também com deficiência, o Daniel Gonçalves fez parte do ‘Falas de Acesso’. “O resultado foi incrível, uma oportunidade pra gente refletir – quem participou e também quem vai assistir. As pessoas vão se sentir convidadas a pensar no coletivo como ele realmente é, com pessoas diversas”, acrescentou. 

O ator e líder do NBR afirma que é essencial que as pessoas entendam que o pertencimento não é um privilégio, é uma necessidade, um direito de todo ser humano. “Ler um cardápio de restaurante, por exemplo, e não entender porque está em braille é incômodo. Ser alvo, todos os dias de olhares, perguntas constrangedoras, são apenas alguns pontos que passamos simplesmente ao colocar o pé na rua. O Falas de Acesso é um convite para as pessoas refletirem e se juntarem a nós nessa luta, principalmente no mês de Luta da Pessoa com Deficiência”, finaliza. 

O convite está feito, dia 23 de setembro, na TV Globo. Logo em seguida, o programa também será disponibilizado na GloboPlay. 

Sobre o projeto ‘Falas’

“Falas de Acesso”é o quarto especial do Projeto Falas, série de especiais que abordam as principais efemérides do ano na grade de programação da TV Globo, alinhada à jornada ESG da empresa. O primeiro foi Falas Femininas, exibido no Dia da Mulher, o segundo, Falas da Terra, apresentado em 15 de abril, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), e o terceiro, Falas de Orgulho, exibido no dia 21 de junho. Estão previstos mais dois programas que vão ao ar nas datas sociais que celebram o Dia do Idoso (1º de outubro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O Falas de Acesso tem direção artística de Patricia Carvalho, direção de Pedro Henrique França e Daniel Gonçalves, roteiro de Malu Vergueiro, produção de Natália Daumas e Rebecca Dias, e direção de gênero de Mariano Boni. O especial tem como consultores Camila Alves, Haonê Thinar, Priscila Siqueira, Léo Castilho, Pedro Fernandes, Clara Kutner, Wanderley Montanholi, além dos diretores Daniel Gonçalves e Pedro Henrique França, e do influenciador Ivan Baron.

(Com informações da TV Globo) 

Catherine Moraes

Jornalista por formação e apaixonada pelo poder da escrita. Do tipo que acredita que a informação pode mudar o mundo, pra melhor!
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

“Infarto por compressão pode levar à tetraplegia”, afirma neurologista

Professor de neurocirurgia da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, Sérgio Cavalheiro foi um dos primeiros palestrantes do 7° Encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN) realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro. Sergio falou sobre estenose espinhal, característica

“Infarto por compressão pode levar à tetraplegia”, afirma neurologista

Professor de neurocirurgia da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, Sérgio Cavalheiro foi um dos primeiros palestrantes do 7° Encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN) realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro. Sergio falou sobre estenose espinhal, característica