Gabriel Yamin, líder do Somos Todos Gigantes recebe Comenda Anhanguera

Jovem de 17 anos tem nanismo e é líder do movimento que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo

Aos 17 anos e na liderança do Movimento Somos Todos Gigantes, que acolhe famílias de crianças e adolescentes com nanismo, Gabriel Yamin recebeu, nesta terça-feira (23/4), a Comenda Anhanguera, a mais alta condecoração concedida pelo Governo do Estado de Goiás. A solenidade foi realizada durante a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Cidade de Goiás e contou com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil – Goiás). 

Gabriel tem acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo entre as mais de 750 displasias ósseas já identificadas e que tem a baixa estatura como característica comum. Por causa dele, os pais e fundadores do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin e Marlos Nogueira, começaram o movimento Somos Todos Gigantes e se transformaram em referência nacional no atendimento às pessoas com nanismo, que hoje alcança mais de 3 mil famílias. 

Atualmente, Gabriel também é conselheiro do Instituto que englobou outro movimento, o Nanismo Brasil, este voltado aos adultos com nanismo. “Foi uma honra receber essa homenagem e me sinto muito grato pelo reconhecimento. Tenho apenas 17 anos e desde a minha infância vi meus pais reunirem uma comunidade que hoje é também uma família. O que queremos é sermos tratados com  respeito e podermos usufruir dos nossos direitos sem sermos tratados como piada. Sabemos que o caminho é longo, mas também que já percorremos uma longa estrada”

Emocionada, a mãe e presidente do INN, Juliana Yamin disse que olhar toda a cerimônia e as pessoas que foram homenageadas foi muito simbólico. “Eu revivi a jornada de sonhar com um filho, engravidar, receber um diagnóstico desafiador e descobrir no caminho o quanto, como seres humanos, ainda podemos e temos que aprender. Ver meu filho, aos 17 anos, em meio a homens e mulheres que têm um legado em várias áreas de atuação, me lembrou de que nosso papel como mãe é viabilizar os projetos de Deus e não ser obstáculo. É ser suporte, referência de limites e segurança, quando ainda é preciso, e ensiná-los a olharem para a força que têm. Sim! O mais impactante para mim hoje é constatar que a força que nossos filhos têm, é uma mina que jorra: cabe a nós protegê-los, no momento e na medida certas, para que sigam o curso de suas vidas, se tornem rios e toquem outras vidas. O Gabriel, mesmo tão novo, já sabe que é rio: ético, com seus valores muito definidos, forte para seguir, corajoso para enfrentar os desafios do percurso e consciente, para saber que sempre haverá amor disponível para ele”, completou. 

Vice-presidente do Instituto e pai do Gabriel, Marlos Nogueira disse que foi muito marcante ver a diversidade dos homenageados e saber que seu filho estava ali entre eles. “Alguns são reconhecidos pelo apoio político ao governo, outros pela importância de suas empresas para a economia do Estado, e há aqueles que recebem a comenda pelos serviços prestados no campo judiciário e afins. No caso do Gabriel, a homenagem é de um reconhecimento puro. O nanismo não traz palanques, votos ou dinheiro. E um jovem de 17 anos? O que mais ele pode representar senão esperança? Ele é como uma semente plantada com a expectativa de futuros frutos. Esta condecoração ao Gabriel é um tributo sincero, sem qualquer contrapartida, celebrando o impacto positivo que ele já tem na sociedade.” 

Comenda Anhanguera 

Várias autoridades de Goiás e do Brasil foram homenageadas, como os governadores de Paraná e Tocantins, além de empresários. A solenidade celebrou indivíduos que demonstraram dedicação excepcional e impacto positivo na sociedade e foi realizada na Praça do Chafariz, em frente ao Museu das Bandeiras com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil – GO). 

Sobre o Instituto Nacional de Nanismo (INN)

O Instituto Nacional de Nanismo é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar pessoas com nanismo e suas famílias. Fundado com a missão de promover a inclusão social, educacional e profissional das pessoas com nanismo, o INN oferece diversos programas de apoio, conscientização e advocacy em prol dos direitos dessa comunidade.

Movimento Somos Todos Gigantes

Somos Todos Gigantes é um movimento que busca promover a conscientização sobre o nanismo, lutando contra o preconceito e a discriminação. O movimento faz parte do INN e acumula no Instagram mais de 17,5 mil seguidores. 

Catherine Moraes

Jornalista por formação e apaixonada pelo poder da escrita. Do tipo que acredita que a informação pode mudar o mundo, pra melhor!
Comentários

Respostas de 2

  1. Parabéns, Gabriel, pela merecida honraria recebida!

    Sua incansável dedicação à causa da inclusão das pessoas com nanismo nos inspira a continuar lutando contra todas as formas de preconceito e discriminação. Estamos comprometidos em estar sempre ao seu lado, promovendo o esporte como um meio de assegurar uma melhor qualidade de vida e aumentar a visibilidade das pessoas com nanismo.

    Muito obrigado.

    José Carlos Rosário
    Presidente
    Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (ABEN)

  2. Boa tarde minha f8lha e anã eu gostaria de saber se aqui em Minas Gerais tem alguma associação que dá apoio para eles, moramos em Cachoeira de Minas MG,Sul de Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

“Infarto por compressão pode levar à tetraplegia”, afirma neurologista

Professor de neurocirurgia da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, Sérgio Cavalheiro foi um dos primeiros palestrantes do 7° Encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN) realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro. Sergio falou sobre estenose espinhal, característica

“Infarto por compressão pode levar à tetraplegia”, afirma neurologista

Professor de neurocirurgia da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, Sérgio Cavalheiro foi um dos primeiros palestrantes do 7° Encontro do Instituto Nacional de Nanismo (INN) realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro. Sergio falou sobre estenose espinhal, característica