Ação marca mês de fevereiro que é destinado à conscientização de doenças raras
O Instituto Nacional de Nanismo (INN) participou do Acondro Day realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Anápolis. O evento, que faz parte do projeto Belo é ser Raro, integrou as ações do mês de fevereiro que é destinado à conscientização das Doenças Raras. Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras.
Além de famílias do Movimento Somos Todos Gigantes, também estiveram presentes a presidente do INN, Juliana Yamin e a coordenadora do Serviço Social do Instituto, Kézia Castro. A advogada Ana Paula de Souza Albino, voluntária e parceira do INN também participou da composição da mesa e se colocou à disposição das famílias para prestar orientações jurídicas e sobre judicialização do Voxzogo, medicamento de alto custo destinado às crianças e adolescentes com acondroplasia.
“Eventos como esse mostram a necessidade e carência de atendimento da comunidade por profissionais especialistas. Além disso, a oportunidade de convivência das crianças e das famílias entre si é sempre muito valiosa para o fortalecimento dos vínculos e na construção de uma geração mais segura de si e que sabe que não está sozinha”, completa Juliana Yamin.
Durante o evento, Adeliane Denise Ferreira, que é mãe do Samuel, que tem acondroplasia, compôs a mesa e representou as famílias durante o debate. Adeliane falou sobre sua experiência como mãe de uma criança com acondroplasia, das dificuldades que enfrentou desde o diagnóstico e o quanto o trabalho do INN e da APAE é importante para as famílias das pessoas com deficiência.
Kézia, por sua vez, ressaltou quanto é fundamental que discussões como essas sejam realizadas para para ampliar e fomentar o apoio, a inclusão e a efetivação de políticas públicas para as pessoas com nanismo. Ela também falou do serviço social em relação às orientações para as famílias impactando positivamente o acesso aos direitos.














Respostas de 2
Muito bom, gostaria de ter apoio aqui minha região eu tenho meu já 26anos gente não tem apoio algum região metropolitana de Curitiba PR.
Olá, Dirlei. Você já está em nossos grupos de WhatsApp?