A Acessarara, uma empresa formada majoritariamente por pessoas com deficiência, está realizando uma pesquisa sobre acessibilidade nos cinemas brasileiros. A pesquisa tem como objetivo identificar barreiras, boas práticas e oportunidades de melhoria em toda a jornada de ida ao cinema — desde a escolha do filme, a compra do ingresso, o acesso ao espaço físico até a experiência durante a exibição. A abertura da pesquisa foi realizada em São Paulo e contou com a participação da psicóloga do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Izabela Ganzer, que tem displasia diastrófica, um dos mais de 750 tipos de nanismo. Agora, o convite é para que toda a comunidade responda também ao questionário.
O evento de lançamento foi realizado no último dia 2 de julho, no Cinesystem do Shopping Frei Caneca, em São Paulo e teve sessão dos filmes ‘Como Treinar Seu Dragão’ (live-action) e ‘F1® O Filme’, com tradução em Libras, audiodescrição e legendas descritivas. “Durante o evento de abertura, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática toda a experiência cinematográfica, desde a formação da fila, a compra da pipoca, até a acessibilidade dentro da sala — elementos que, muitas vezes, passam despercebidos, mas fazem toda a diferença para garantir que o cinema seja um espaço verdadeiramente inclusivo. Foi um momento potente de escuta, troca e representatividade. Estar lá foi reafirmar nosso compromisso com o direito ao lazer, à cultura e à dignidade de todas as pessoas, inclusive aquelas com nanismo”, explica Izabela.
A pesquisa tem como objetivo levantar dados reais e, com isso, subsidiar ações, projetos e recomendações que visem garantir uma experiência cinematográfica mais inclusiva, respeitosa e equitativa para todas as pessoas. As melhorias propostas devem englobar estrutura e tecnologia no setor audiovisual e assim, contribuir para ambientes mais democráticos. A pesquisa segue até 21 de setembro e os resultados devem ser apresentados em 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A ação tem parceria da Warner Bros. Pictures, Universal Pictures, Cinesystem, além do apoio de Campanha Legenda Nacional, Maré Dissidente Libras, MovieReading, MLoad, Movimento Web Para Todos, Talento Incluir, Tambor Biz e Vale PcD.