“A primeira vez que abracei uma pessoa com nanismo foi no encontro de 2024”, diz CEO da Talento Incluir 

Foto: Michelly Matos

Katya Hemelrijk foi uma das palestrantes do 1º dia do Fórum Internacional de Displasias Ósseas. Evento segue nesta terça-feira (8/4)

Desafios e Conquistas de ter uma condição rara! Este foi um dos temas debatidos nesta segunda-feira (7/4), durante o 1º Fórum Internacional de Displasias Ósseas, realizado no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Nanismo (INN) e segue até a próxima terça-feira (8). Nesta segunda-feira, o conselheiro do INN, Júnior Nascimento;  CEO da Talento Incluir, Katya Hemelrijk; o líder do movimento Somos Todos Gigantes, Gabriel Yamin e a a advogada de Direitos Humanos, Paula Lima debateram os desafios de ser raro. 

Katya, que se descobriu pessoa com nanismo recentemente, lembrou da emoção quando conseguiu abraçar pela primeira vez outra pessoa com nanismo. “Foi no último encontro nacional realizado pelo Instituto em novembro do ano passado, quando uma pessoa com nanismo que me abraçou e eu pude sentir o coração dela bater”, enfatizou ela. Katya disse que às vezes ser uma pessoa com deficiência é algo solitário por não ser tão fácil conviver com pessoas da mesma condição durante a vida. “Conhecer outras histórias iguais a sua é essencial”, completou. 

Gabriel Yamin, que também participou de uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, a convite da senadora Damares Alves falou da necessidade de as necessidades da comunidade serem vistas e ouvidas, de verdade.  “Precisamos de um novo olhar, de pessoas que olhem em nossos olhos e tenham o coração na altura dos nossos corações para que possam nos ouvir”, afirmou ele.

Por último, a advogada Paula Lima, que tem um projeto de atendimento pro bono para pacientes com acondroplasia pelo escritório de advocacia no qual trabalha, falou sobre a mudança na própria vida após a participação mais assídua nas ações do Instituto. “Mesmo eu tendo pessoas com nanismo no meu convívio, eu só me senti pertencente à causa depois que eu entrei para a nossa família, para nossa comunidade. Aí sim, eu entendi quem eu era”, finaliza.

O Fórum de Displasias Ósseas acontece nos dias 7 e 8 de abril, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento conta a presença de médicos, professores e cientistas com objetivo de esclarecer sobre o assunto e trazer novos rumos positivos a esta condição.

Foto: Michelly Matos

Rafael Campos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,